Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ALUNO DA USP VENCE CONCURSO DE MAINFRAME DA IBM

20/03/2013

A IBM Brasil anunciou os vencedores da 6ª edição do Concurso de Mainframe, realizado anualmente pela companhia desde 2007. Voltado a estudantes, o programa tem o objetivo de contribuir com a formação profissional daqueles que têm interesse em atuar na área de Tecnologia.

O Concurso de Mainframe 2012 foi dividido em três etapas e as atividades ocorreram entre 29 de setembro e 18 de novembro de 2012. Julio Cesar Faracco, estudante da USP, ganhou o primeiro lugar, seguido de Oberlan Christo Romão, estudante da Universidade Federal de Viçosa (MG) e Quymã Viana, estudante da UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo. Já o professor Carlos André Chastinet, da Faculdade Ruy Barbosa (BA), foi premiado como o professor mais indicado pelos participantes do concurso.

A IBM Brasil tem investido cada vez mais na capacitação de profissionais na plataforma mainframe. Um exemplo é o programa Mainframe para Ensino e Pesquisa, que entre alunos e professores, já possui mais de 100 instituições cadastradas em todo o País.

Vencedor da edição de 2011, Magno Carvalho de Sousa conquistou um estágio na IBM Brasil. “Não existe aprendizado melhor quando é possível trabalhar ao lado dos especialistas sobre o assunto. Durante este quase um ano de estágio, eu aprendi bastante, além de mudar completamente minha visão sobre o que é o Mainframe e a sua aplicabilidade no ambiente coorporativo”, afirma.

Ludmila Salimena é outro caso de sucesso do concurso. Destaque da edição de 2008, ela conquistou um estágio na IBM em 2009, onde teve a oportunidade de coordenar o Concurso de Mainframe. Depois disso, ela ainda atuou como responsável pela área de Parcerias Educacionais com foco em System z em todo o Brasil.

“Ainda tenho um longo caminho a trilhar na IBM, estou longe dos meus colegas com 35 anos de casa. Contudo, posso dizer com certeza que ingressar na companhia para trabalhar com mainframe deu uma guinada na minha vida profissional. Mainframe é uma tecnologia na qual um pequeno percentual de profissionais tem domínio, então, dentro ou fora da IBM, há ainda muito espaço no mercado”, comenta Ludmila.

A plataforma mainframe tem registrado um crescimento constante nos últimos anos e o Brasil está entre os quatro maiores mercados para esta solução em todo o mundo. “Nossa intenção é garantir que profissionais com conhecimento em mainframe ingressem no mercado para suprir a grande demanda existente, tanto da IBM quanto de outras empresas”, explica Paulo Castanheira, diretor de System z da IBM para a América Latina, divisão de mainframe da companhia.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar