Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SUPORTE DA MICROSOFT AO WINDOWS PHONE 8 TERMINA EM 2014

19/03/2013

A Microsoft já iniciou a contagem regressiva para o fim do suporte ao Windows Phone 8 e Windows Phone 7.8, e ambos os sistemas operacionais podem ser “abandonados” já na segunda metade de 2014, de acordo com o calendário de suporte da própria Microsoft. A página mostra que a Microsoft planeja encerrar o suporte “principal” ao Windows Phone 8 em Julho de 2014, daqui a apenas 16 meses, e ao Windows Phone 7.8 em Setembro de 2014.

Sobre o cronograma a Microsoft disse que “irá disponibilizar atualizações para o sistema operacional de seu smartphone, incluindo as de segurança, por um período de 18 meses após o início do “ciclo de vida” do sistema. A distribuição das atualizações pode ser controlada pela operadora ou fabricante do aparelho”. A Microsoft não se comprometeu em atualizar todos os aparelhos compatíveis.

Se você está pensando em comprar um smartphone com Windows Phone 8 agora, atrelado a um contrato de 2 anos com uma operadora, isso significa que ao final do período você poderá ter um aparelho que não recebe mais atualizações de software. Se elas ainda forem oferecidas, podem ser intermitentes e, como disse a Microsoft “variar de acordo com o país, região ou capacidade do hardware”.

Um cenário familiar

Os primeiros a adotar o Windows Phone passaram por algo similar. No ano passado a Microsoft deixou para trás os usuários do Windows Phone 7.5, que não puderam atualizar seus aparelhos para o Windows Phone 8. Estes entusiastas tiveram de esperar pela versão 7.8, que também não oferece um caminho de upgrade para a versão mais recente do sistema operacional móvel da Microsoft.

Como a Microsoft não divulgou detalhes sobre a próxima versão do Windows Phone, não está claro se os atuais aparelhos com o Windows Phone 8 serão atualizados para o que atualmente é conhecido como “Blue”, o codinome de uma versão do sistema esperada para o final de 2013.

Parece improvável que a Microsoft irá abandonar outra geração de usuários do Windows Phone. Na transição do Windows Phone 7 para o 8 havia um novo kernel (o núcleo do sistema) que não era compatível com o hardware dos Windows Phone originais. Mas depois do lançamento do Windows Phone 8 parece que a Microsoft não precisa fazer o tipo de grandes mudanças no kernel que exigiriam o abandono de outra geração de hardware.

É provável que a Microsoft esteja apenas deixando claro por quanto tempo pretende suportar a geração de software atual, e que com a chegada do Blue no final deste ano, os usuários do Windows Phone 8 recebam uma atualização anual, similar às estratégias da Google e Apple. Ainda assim, como a Google, a Microsoft enfrenta o desafio de distribuir rapidamente a atualização aos seus usuários, devido à variedade de fabricantes e operadoras que antes precisam testar e aprovar o software.
 
 
 
FOnte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar