Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

OLHAR O PRÓPRIO PERFIL NO FACEBOOK PODE AJUDAR A REDUZIR MAU HUMOR

19/03/2013

Uma pesquisa da universidade britânica de Portsmouth concluiu que navegar pelo próprio perfil no Facebook pode ajudar a melhorar o humor das pessoas. O levantamento chega até a dizer que a sensação de verificar o que já foi postado pode ser tão calmante quanto à de caminhar em um parque.

O departamento de computação da instituição, responsável pela pesquisa, descobriu que as pessoas tendem a fazer publicações (atualizações de status ou de fotos) que tenham algum significado positivo para elas. Ao verificar as postagens do perfil quando se está depressivo ou nervoso, faz com que os usuários se lembrem de momentos felizes.

"Nós ficamos surpresos com as conclusões da pesquisa, que contradizem alguns levantamentos feitos recentemente. Os resultados indicam que nós poderíamos usar este tipo de artifício [olhar o perfil no Facebook] como uma forma de tratar o mau humor", disse Dra. Alice Good, do departamento de computação da Universidade de Portsmouth.
 

A pesquisa foi feita com 144 usuários do Facebook. O grupo tinha uma média de idade de 34 anos e era composto por homens e mulheres, sendo que havia um pouco mais da metade de pessoas do sexo masculino. De todos os entrevistados, 39% já tiveram histórico de problemas de saúde mental.

A maioria dos participantes do estudo (86%) visita o Facebook pelo menos uma vez ao dia. Desses, 75% costumam olhar as fotos postadas na rede, enquanto 86% têm o hábito de verificar os posts no mural. Essas atividades são as mais populares e as que faziam as pessoas mais felizes.

"Essas descobertas são fascinantes. As fotos postadas são uma lembrança positiva de eventos passados. Quando estamos chateados ou com mau humor, é comum que a gente esqueça o quanto nós já nos sentimos bem, e nossos posts positivos nos ajudam a lembrar disso", disse o psicólogo Clare Wilson, que participou da condução da pesquisa.

Segundo o levantamento, mais que melhorar o humor, as fotos podem ser úteis como um método efetivo para tratar problemas mentais. O estudo indica que pessoas com depressão e ansiedade podem ter os efeitos minimizados ao analisar o próprio perfil na rede social.



Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar