Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

´NA REAL´ MOSTRA VALOR ESCONDIDO DOS IMPOSTOS NOS PRODUTOS

15/03/2013

A app Na Real, para iOS e Android, vai ajudar consumidores brasileiros a descobrir quanto, afinal, pagam de impostos quando compram um produto em lojas e supermercados. O aplicativo "dedo duro", mostra, por exemplo, que um terço do valor do potinho de iogurte (33,06%) que você tomou hoje pela manhã antes de sair de casa são impostos. E quase a metade do valor do seu shampoo (44,1%) também vai para os cofres do governo na forma de tributos.

A idéia é do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), que está lançando a app como parte da campanha “Quanto custa o Brasil pra você?”, que acontece de 18 a 22 de março. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros para a alta carga tributária que incide sobre os itens de consumo.

“O Na Real foi criado para reforçar a distinção entre o preço final de um produto e a carga tributária nele embutida. Ao utilizar a ferramenta, o cidadão percebe mais facilmente o quanto é injusto esse modelo de tributação. Com uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, os brasileiros trabalham, em média, quatro meses por ano apenas para pagar impostos”, destaca Allan Titonelli Nunes, presidente do Sinprofaz.

Para usar, basta digitar o tipo de produto (ou escolher entre os itens de uma lista) e o preço que foi pago por ele. O aplicativo calcula o custo da tributação indireta e informa o percentual dos impostos sobre o produto e o valor, em Reais, que será recolhido aos cofres públicos.

O Sinprofaz já havia criado uma ferramenta similar para consulta desses valores para ser usada no site da campanha, mas decidiu apostar na mobilidade e também oferecer a ferramenta para smartphones e tablets com tecnologia IOS ou Android. O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e do Android (Google Play). A base de dados foi obtida por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e já conta com mais de 500 categorias de produtos.

A campanha Quanto Custa o Brasil pra você? é parte de um programa de responsabilidade social criado pelo Sinprofaz em 2009. Entre os dias 18 e 22 de março, um estande funcionará no Shopping Conjunto Nacional, na região central de Brasília. A população terá a oportunidade de conhecer o aplicativo e receber a cartilha informativa da campanha “Quanto custa o Brasil pra você?” e o Manual do Contribuinte.

O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional reúne advogados especializados que atuam na defesa dos interesses do erário e da nação. A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional tem a função de representar a União na cobrança da dívida ativa tributária judicial ou extrajudicialmente. Está ligada a Advocacia Geral da União e também subordinada administrativamente ao Ministério da Fazenda. Site da campanha: www.quantocustaobrasil.com.br
 
 
 
 
Fonte: Idgnow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar