Página Inicial

CARTA ABERTA À MARTA SUPLICY ARGUMENTA QUE GAMES SÃO CULTURA

14/03/2013

A ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) divulgou uma carta aberta à Ministra da Cultura, Marta Suplicy, redigida pelos acadêmicos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul, em São Paulo (FATEC), parceira da associação.

A carta
 é uma resposta à declaração da ministra, que afirmou: "Eu não acho que jogos digitais sejam cultura. O que nós temos acesso hoje não credencia o jogo como cultura”. Ela negou a possibilidade de adquirir jogos digitais com os R$50 do Vale-Cultura.

"Infelizmente essa notícia pode se espalhar no mundo inteiro que hoje enxerga games como uma das mais fortes fontes de renda na ecomomia criativa e de cultura, ultrapassando a indústria do cinema já há dois anos”, afirma Moacyr Alves Júnior, presidente da ACIGAMES. “Se games não são considerados cultura por nossa própria ministra, é uma afirmação de grave preconceito e um desrespeito a todos os trabalhos acadêmicos e ciêntificos na área. Games são a nova expressão digital do mundo e nos países desenvolvidos isso é deixado bem claro."

A carta dos alunos da FATEC traz alguns dados que ressaltam a importância dos games e seu reconhecimento como cultura. “Pesquisa publicada em 2011 revelou que no Brasil existem cerca de 35 milhões de jogadores, que representam o quarto mercado mundial no segmento”, diz o texto. “A mesma pesquisa revelou que esses 35 milhões de pessoas gastam 10,7 horas por semana jogando, quase o dobro do tempo dedicado à televisão e bem superior ao período dedicado ao rádio ou à leitura de revistas e jornais.”

Os acadêmicos também citam iniciativas do próprio governo brasileiro, como a inclusão dos jogos na Lei Rouanet de incentivo à cultura. Tanto que “Toren, de autoria do estúdio Swordtales de Porto Alegre, foi recentemente aprovado para captar recursos pela Lei Rouanet para seu desenvolvimento.”

Fonte: Adrenaline

Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar