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IBM AMPLIA FOCO SOBRE BIG DATA E ESTIMULA PARCEIROS PARA NOVOS DESAFIOS

06/03/2013

 
 

LAS VEGAS ?" Há cinco anos, se alguém dissesse que um chef de cozinha seria um dos principais conferencistas durante um evento de TI, no mínimo, iria extrair dos executivos uma expressão de interrogação no rosto. Mas o mercado mudou. E a forma de se fazer negócios também. A escolha do caso do restaurante Cheesecake Factory pela gigante IBM, durante o encontro anual de parceiros de negócios, o fórum PartnerWorld 2013, ocorrido na última semana, em Las Vegas, foi emblemática.

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Gerente-geral do programa de parceiros da IBM, Mark Henessy

Aponta para a estratégia da companhia, que vem sendo repensada justamente nos últimos anos, em busca de novos mercados e oportunidades, baseada no conceito de soluções inteligentes. ?Queremos entregar o melhor valor e criar as melhores experiências para o usuário?, abreviou o gerente-geral do programa de parceiros da IBM, Mark Henessy, em sua palestra de abertura do evento, que reuniu mais de 1,5 mil parceiros, dos quais 138 da América Latina.

A IBM voltou a reiterar que, neste novo mercado, sai de cena a venda exclusiva de softwares e hardwares para a entrega aos clientes de soluções completas, focadas em quatro pilares que passaram a figurar como os grandes focos da empresa nos próximos anos: mobilidade, social business, big data e computação em nuvens.

Daí, entende-se o afinco com que o Cheesecake Factory foi apresentado. A empresa, que possui 175 restaurantes nos Estados Unidos e três licenciados no Oriente Médio, servindo mais de 80 milhões de clientes ao ano, usa uma solução da IBM de análise de grandes quantidades de informação (ora geradas pelo usuário, através de redes sociais, ora a partir de dados internos, através de sistemas estruturados), a chamada big data, a fim de evitar perdas e garantir a segurança alimentar dos clientes.

Segundo o chef Donald Moore, o volume diário de informações é imenso e vai desde o transporte de alimentos na temperatura adequada à retirada e prazo de validade do produto. ?Com o uso desta tecnologia, é possível alertar rapidamente qualquer uma das unidades para remover o ingrediente que não atenda aos padrões de qualidade?, garante.

Para o restaurante, a empresa de soluções N2N Global, parceira da IBM, desenvolveu o projeto usando a plataforma IBM Power Systems. Na prática, o uso deste conceito trabalha em cima de análises (analytics) e infraestrutura, para armazenamento e processamento de pentabytes de dados, tendo seu uso maximizado pela possibilidade de uma empresa agir em cima de um problema praticamente em tempo real.

O conceito de big data está totalmente apoiado no de computação em nuvem, ou cloud computing, na sigla em inglês. Estes servidores virtuais conseguem guardar imensos volumes de informações, que podem ser consultados ?" e analisados ?" sob demanda. Por áreas tão diferentes quanto potenciais em crescimento, como na prevenção de doenças ou mesmo no controle de segurança pública em cidades inteligentes. De acordo com a IBM, até 2015 serão 15 bilhões de aparelhos conectados à internet, trazendo para os sistemas de TI de todo o mundo exigências estratosféricas no tratamento e uso destes dados. A expectativa da companhia é que a receita global de cloud computing alcance US$ 7 bilhões até 2015.

Mobilidade 
Até 2020, haverá 10 bilhões de dispositivos móveis, mudando completamente a forma como as empresas terão que interagir com o consumidor. Para essa área, a empresa apresentou o Ready for IBM MobileFirst, projeto que objetiva ajudar os parceiros de negócios da empresa a desenvolver habilidades para trazer soluções móveis inovadoras a diversos segmentos.

Mark Henessy citou como exemplo clientes na área de saúde, quando o acesso às informações do paciente poderão ser checadas a partir de um celular ou tablet, em alguns casos levando a um diagnóstico mais rápido e preciso.
 
 
 
Fonte: Ne10

 
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