Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE SOFRE AÇÃO COLETIVA NO BRASIL POR DEIXAR O IPAD 3 OBSOLETO RÁPIDO DEMAIS

22/02/2013

Muita gente reclamou quando a Apple anunciou a quarta geração do iPad apenas seis meses após o anúncio do iPad 3. O tablet, revelado em outubro de 2012, começou a ser vendido no Brasil pouco depois, em dezembro.

Agora, a companhia vai enfrentar uma ação coletiva na Justiça brasileira. O Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI) acusa a gigante de prática comercial abusiva no lançamento do iPad 4 no país, 
segundo informações do Jornal do Comércio.

A ação foi encaminhada à 12ª Vara Cível do Distrito Federal no último dia 6 e aponta que a Apple quebrou o paradigma dos lançamentos anuais, um padrão que a empresa segue desde o primeiro iPad. O instituto usa o argumento da “obsolescência programada”. A acusação é de que o iPad 3 poderia ter chegado às lojas com as mesmas características apresentadas na quarta geração, ou seja, um processador mais rápido, um novo conector e a câmera aprimorada. 

Além disso, a Apple também é acusada de retirar o iPad 3 da sua linha de produção sem a comunicação adequada no mercado brasileiro. “O consumidor achava que estava comprando um equipamento de ponta, sem saber que já era uma versão obsoleta”, disse o advogado do IBDI, Sergio Palomares. 

Caso a Apple perca o processo, pode ficar sujeita a pagar uma indenização a todos os consumidores que compraram o tablet de terceira geração. Nos Estados Unidos, pelo menos uma das revendas da empresa 
decidiu trocar iPads 3 adquiridos em 30 dias pelo modelo mais recente.

Procurada pelo Jornal do Comércio, a Apple informou ainda não ter conhecimento da ação judicial.


 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar