Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BLOGUEIRA YOANI SANCHÉZ TEM SEGURANÇA REFORÇADA E COMPARA MANIFESTANTES A TERRORISTAS

20/02/2013

yoani
Foto: Adalberto Roque/AFP

Com informações de Mellyna Reis, do NE10/Bahia

A blogueira Yoani Sanchéz teve a segurança reforçada na Bahia, Estado que visita depois de fazer conexão no Recife na última segunda. Ele esteve em Feira de Santana para participar da exibição de um documentário da qual é entrevistada, mas o filme não foi exibido por causa de protestos de manifestantes pró-regime dos irmãos Castro, de Cuba.

O prefeito da cidade, José Ronaldo Carvalho (DEM), pediu reforço policial para a segurança da cubana durante seus deslocamentos pela cidade. Os protestos ocorridos nesta segunda (18) por ativistas pró-Cuba fizeram com que Yoani fosse escoltada para uma sala reservada na Câmara Municipal onde ocorreu o evento. O deputado Eduardo Suplucy esteve no local e tentou acalmar os ânimos dos manifestantes.

yoani2
Foto: Reprodução Twitter de Yoani

Ela voltou a dizer que uma situação desta, de protesto, nunca aconteceria em Cuba, onde opiniões contrárias são reprimidas. “Foi um gesto muito positivo, mas lamento que a situação tenha chegado a esse ponto. Sou uma pessoa pacífica. Não uso armas”, disse. Nesta terça, ela deu entrevista coletiva na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), quando lamentou o ocorrido.

“Só me resta pensar que essas pessoas nunca acessaram meus textos [no blog] e que o ódio foi fomentado por terceiros”, falou na coletiva. Depois, ela subiu o tom: “Os gritos, os insultos, foi como se tivessem sido orquestrados por terroristas. Eu sou uma pessoa pacífica, e trabalho com o verbo, com a fala, não tinha porquê tanta agressividade.”. Na CDL, nenhum manifestante apareceu.

Na web, os mesmos protestos

Na internet, desde segunda, as opiniões contrárias à cubana também tiveram repercussão. Ela entrou nos trending topics desde a madrugada do domingo, quando aterrissou no Recife.

O tour de Yoani Sanchéz passará ainda por mais oito países, incluído os EUA. Em Nova York, ela será recebida pela redação do New York Times. 
 
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar