Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES DIZEM CONSEGUIR ACESSAR DADOS CONGELANDO SMARTPHONE ANDROID BLOQUEADO

19/02/2013

Pesquisadores da Universidade de Erlangen, na Alemanha, conseguiram acessar dados da memória de um smartphone Android protegido por senha com um "truque" simples: eles congelaram o aparelho a -15°C.

Segundo a "Forbes", os pesquisadores Tilo Mueller e Michael Spreitzenbarth usaram um Samsung Galaxy Nexus com a versão mais atual do sistema Android para o experimento. Depois do congelamento, eles rapidamente religaram o aparelho e puderam ver dados como imagens, e-mails e histórico de navegação, além da chave que permite decodificar dados que foram salvos no disco de forma "encriptada" (recurso de segurança que embaralha as informações).

Eles chamaram a técnica de Frost (sigla em inglês para Recuperação Forense de Telefones Codificados). O ataque é conhecido desde 2008, mas é a primeira vez que é demonstrado em um aparelho móvel, e não em um PC.

De acordo com Mueller e Spreitzenbarth, o processo inteiro dura menos de meio segundo. Eles removem a bateria congelada por outra em temperatura ambiente e usam um modo de inicialização rápido, apertando ao mesmo tempo o botão de energia e de volume do smartphone. Após isso, eles descarregam o conteúdo do aparelho via USB em um computador, antes que ele desligue.

Esse passo final da técnica, no entanto, só funciona em smartphones com o bootloader (recurso de acesso ao disco quando o sistema é inicializado) destravado. Na última versão de seus aparelhos, a Samsung trava o recurso e automaticamente apaga a partição onde os dados estão salvos de forma codificada.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar