Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

VÍDEO DA NASA PERMITE REVER VISITA DO ASTERÓIDE 2012 DA14

18/02/2013

Na sexta-feira, 15/02, o asteróide 2012 DA14 passou próximo à Terra, "raspando" o planeta a uma distância mínima de 27,70 mil quilômetros num ponto acima do Oceano Índico, próximo da Indonésia.

A passagem do DA14 foi acompanhada pela NASA ao vivo e transmitida em streaming pela internet para mais de 4,8 milhões de pessoas (segundo a rede pública de rádio NPR).

Se você perdeu o acontecimento, pode assistir a versão on demand do vídeo, de 28 minutos, na página da NASA no site UStream.

O asteróide, de 45 metros de diâmetro, pesando o mesmo que 347 aviões Boeing 147 lotados, passou pela Terra às 17h25m (horário de Brasília), à velocidade de mais de 28 mil quilômetros por hora (ou 7,82 quilômetros por segundo). Segundo a NASA, a visita do 2012 DA14 é histórica: é a primeira vez que um objeto espacial desse tamanho é identificado passando a uma distância tão próxima da Terra.

A luz do dia impediu os habitantes do lado ocidental da Terra de vê-lo passando no céu. Pessoas localizadas na Europa Oriental, Asia e Austrália tiveram a chance de ver a passagem com telescópios e algumas imagens produzidas por telescópios caseiros são mostradas durante o vídeo da NASA.

A estrela da transmissão da NASA foi o vídeo ao vivo captado pelo telescópio do Observatório de Gingin, Austrália. Durante a transmissão, a emoção dos astrônomos é visível e, mesmo sabendo que o 2012 DA14 já passou, no momento em que o ponto mais próximo da Terra é atingido fica um certo "frio na barriga".

Pensando nos próximos corpos celestes que poderão vir? Aproveite a infraestrutura online de informações montada pela NASA. A Agência Espacial americana tem adotado toda sorte de tecnologias de redes sociais, sites, apps e vídeo digital para se aproximar das suas audiências.

Dois sites valem a pena manter anotados:

-Página do JPL (Jet Propulsion Laboratory) da NASA, na California Technology University;

-Página da NASA, com links para eventos de social media, conteúdo, informações, fotos, etc.
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar