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ESTUDO REVELA QUE BEBÊS CONSEGUEM DISTINGUIR IDIOMAS MESMO ANTES DE FALAR

15/02/2013

Antes mesmo de aprenderem a falar, crianças pequenas como as de sete meses de idade que crescem em lares bilíngues adquirem a capacidade de distinguir idiomas diferentes, revelou um estudo publicado esta quinta-feira.

Os cientistas ainda ficam desconcertados diante dos mecanismos do aprendizado de idiomas e de como crianças pequenas bilíngues dominam suas línguas maternas de forma tão eficiente quanto as monolíngues (que falam apenas um idioma).

Um novo estudo sobre o assunto demonstrou que, ao contrário de suas pares monolíngues, as crianças que aprendem dois idiomas ao mesmo tempo desenvolvem a habilidade de identificar um idioma pela duração e a entonação de palavras e sua posição nas frases.

O estudo, divulgado na revista Nature Neuroscience, examinou crianças de sete meses que cresceram expostas a duas línguas com ordens de palavras inversas, como o inglês e o japonês.

Em idiomas como o inglês, o italiano e o espanhol, preposições e artigos costumam preceder "palavras de conteúdo" como substantivos (para Londres/uma casa), enquanto em outras línguas eles as seguem (Tóquio ni - ´Tóquio para´ em japonês ou etxe bat - ´casa uma´ em basco), e a entonação da palavra de conteúdo é mais alta.

O teste consistiu em familiarizar as crianças, através da repetição, com uma entre duas línguas falsas, uma com o ritmo do grupo de idiomas em inglês, a outra similar ao grupo japonês.

"Frases" foram reproduzidas para as crianças através de alto-falantes escondidos na língua que elas aprenderam e na que elas não aprenderam, e mediu-se o tempo que elas levaram para olhar na direção de cada um.

Os bebês bilíngues "olharam por vários segundos a mais" na direção do idioma a que tinham sido expostos, uma medida científica de reconhecimento, explicou à AFP a co-autora do estudo, Janet Werker.

Quando o mesmo teste foi aplicado em crianças monolíngues criadas em lares onde se fala inglês, elas não fizeram qualquer distinção entre as dias línguas.

"Nosso estudo demonstrou que crianças pequenas que crescem bilíngues em idiomas que têm uma ordem de palavras diferente são capazes de usar estas pistas de duração das palavras e entonação, ao contrário das crianças pequenas que crescem monolíngues", disse Werker.

"Se você fala dois idiomas em casa, não tema, não é um jogo de soma zero. Seu bebê está bem equipado para manter estes idiomas em separado e eles fazem isso de forma notável", completou.
 
 
 
Fonte: Uol

 
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