Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE É DERROTADA EM BRIGA SOBRE A MARCA IPHONE NO BRASIL

14/02/2013

Agora é oficial: o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) publicou nesta quarta-feira, 13/2, que foi negado o pedido da Apple pelo registro da marca iPhone para smartphones no Brasil. A empresa de Cuperitno, por outro lado, possui o registro da marca para outros itens no país.
 
Dessa forma, o registro exclusivo para smartphones continua com a Gradiente, que o conseguiu no início de 2008 e anunciou no final do ano passado o lançamento do seu smartphone G Gradiente iPhone, com o sistema operacional Android, principal rival do iOS, da Apple.
 
De acordo com a assessoria da imprensa do órgão nacional, a decisão não impede a Apple de vender o iPhone no Brasil. Cabe a Gradiente entrar com um pedido na justiça para fazer isso.
 
Segundo reportagem publicada nesta quarta pelo Valor Econômico, a Apple teria entrado com uma petição junto ao INPI para pedir o fim do registro da marca iPhone concedido para a Gradiente em janeiro de 2008. De acordo com o jornal, a Apple usa como argumento o fato de que o direito de uso da marca pela empresa brasileira já teria “caducado” - pela legislação do país, uma empresa que recebe o direito sobre uma marca tem até cinco para fazer uso dela. A Gradiente anunciou seu “iPhone” justamente nos últimos desse prazo de cinco anos, em dezembro de 2012.
 
Vale lembrar que em 2002 a Gradiente cedeu a marca PlayStation para a Sony após uma disputa judicial que terminou em um acordo entre as duas companhias. A marca da famosa linha de consoles da empresa japonesa havia sido comprada pela Gradiente em 1999 da empresa nacional Lismar – o PlayStation original, da Sony, foi lançado alguns anos antes, em 1994.
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar