Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAIORIA DOS USUÁRIOS DO FACEBOOK JÁ ´DEU UM TEMPO´ DO SITE, DIZ PESQUISA

07/02/2013

O Facebook é o mais popular site de redes sociais dos Estados Unidos --cerca de dois terços dos adultos do país o utilizam de maneira regular.

Mas isso não significa que não se enjoem dele.

Stoyan Nenov/Reuters
´Mulher
Mulher usa aplicativo do Facebook no iPad; maioria dos usuários já "deu um tempo" do site, diz pesquisa

Uma nova pesquisa do Internet & American Life Project, do Pew Research Center, conduzida em dezembro, constatou que 61% dos atuais usuários do Facebook admitiram ter se afastado voluntariamente do site, em muitos casos por semanas inteiras.

Cerca de quatro por cento dos entrevistados mencionaram questões de privacidade e segurança como motivo para o distanciamento. Ainda que esses usuários tenham com o tempo retomado seu uso regular do serviço, outros 20% de usuários do Facebook revelaram ter cancelado contas.

É claro que, ainda que alguns usuários do Facebook estejam restringindo seu consumo diário do serviço, a vasta maioria --92%-- dos usuários de redes sociais ainda mantém um perfil no site, Mas embora mais de metade dos entrevistados tenha declarado que o site continua tão importante para eles hoje quanto há um ano, apenas 12% afirmaram que a importância do Facebook em suas vidas cresceu ao longo dos 12 últimos meses, o que indica um processo de desgaste em escala muito mais ampla entre os usuários do site.

A pesquisa oferece outras percepções interessantes, entre as quais a de que os usuários mais jovens vêm passando menos tempo no Facebook. O relatório aponta que 42% dos usuários do Facebook na faixa etária dos 18 aos 29 anos disseram que o tempo médio que dedicam ao site em um dia típico havia caído no ano passado. Uma proporção muito menor --23%-- dos usuários mais velhos de Facebook, as pessoas de mais de 50 anos, reportou queda no uso do serviço ao longo do mesmo período.

O maior desafio para o Facebook está em descobrir como continuar a lucrar com sua rica base de 1 bilhão de um usuários --e parte importante desse processo envolve mantê-los entretidos e interessados em retornar regularmente ao site. Recentemente, a empresa lançou um serviço chamado Busca Social, uma ferramenta de buscas que promete ajudar usuários a responder perguntas sobre todos os assuntos, de recomendações de viagem a potenciais empregos e até conexões amorosas.

Lee Rainie, diretor do Internet & American Life Project no Pew Research Center, responsável pela pesquisa, descreveu os resultados como "uma espécie de acerto de contas social".

"Os dados demonstram que as pessoas estão tentando recalibrar suas vidas para acomodar as novas ferramentas sociais", disse Rainie em e-mail. Os usuários do Facebook estão começando a se perguntar "o que meus amigos estão pensando e fazendo, e até que ponto isso me importa?", ele afirmou. "Estão comparando os pontos positivos e negativos, como se estivessem fazendo um balanço de suas redes sociais, e tentam descobrir o quanto a conectividade propicia a eles em comparação com o quanto ela requer de sua parte".
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar