Apesar do domínio do iOS e do Android, ainda há espaço para o Windows e BlackBerry na arena móvel. A empresa de análises ABI Research prevê que a base global instalada de smartphones totalizará 1,4 bilhão e a de tablets será 258 milhões até o final de 2013.
O Android estará presente em 57% dos smartphones, enquanto que o OS da Apple será responsável por 21%. Com relação aos tablets, 62% serão baseados em iOS e outros 28% no sistema operacional do Google. A taxa de crescimento anual, comparada com 2012, será 44% para smartphones e 125% para tablets, segundo a ABI.
Apesar da forte influência da Apple e do Google no mercado de telefonia móvel, os analistas antecipam que o futuro não será tão duopolista quanto parece agora. O analista sênior da ABI, Aapo Markkanen, disse que "2013 deve ser visto como sucesso relativo, tanto para a Microsoft quanto para a BlackBerry. Para o final do ano, esperamos que haja 45 milhões aparelhos Windows Phone em uso, com o BlackBerry 10 conquistado uma base instalada de cerca de 20 milhões. A Microsoft também terá uma base de 5,5 milhões de tablets do Windows para mostrar."
Significativamente, os valores referem-se a dispositivos usados ativamente, que é o que os desenvolvedores de aplicativos tratam como um mercado potencial para seus lançamentos.
"O maior medo para a Microsoft e da BlackBerry é que as vendas iniciais de seus smartphones decepcionem e, assim, acabe com o interesse dos desenvolvedores - o que fecharia efetivamente a janela da oportunidade de sucesso de vendas ainda mais", disse Markkanen. "Nossa previsão é que as bases instaladas desta escala sejam grandes o suficiente para manter os dois no jogo. Isso iria definitivamente ajudar para que ambas as empresas mantenham ativamente o interesse dos desenvolvedores em mente, enquanto projetam e lançam suas plataformas."
Fonte: Pcworld