Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

APPLE PERDE O DIREITO DO NOME “IPHONE” PARA A GRADIENTE

04/02/2013

gradiente_iphone_apple
 
 

A Apple não poderá mais usar o nome “iPhone” no Brasil nos seus celulares ou produtos ligados à telefonia móvel. A decisão foi dita pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, que deu vitória à brasileira Gradiente, empresa que é dona do nome desde 2008, após processo que durou oito anos.

As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo, que teve acesso à decisão do INPI. A rejeição aos pedidos da Apple para uso da marca será publicada na próxima segunda-feira (5), na Revista da Propriedade Intelectual, editada pelo INPI.

Não é possível saber quais solicitações da Apple serão negados, mas segundo O Globo, todos que remetem à celulares terão rejeição, como “dispositivos eletrônicos digitais móveis”, “projetos de desenvolvimento de hardware”, “computador e periférico” e o aplicativo “find my iPhone”.

gradiente
Matéria do Estadão mostrava o “iphone” da Gradiente

Os pedidos da Apple foram feitos em 2006, 2007, 2010 e 2011. Segundo o site Olhar Digital, a empresa tinha recebido o direito de usar o nome em “artigos de vestuário, calçados e chapelaria”, mas o INPI ainda não tinha concluído o julgamento sobre categorias móveis.

A Apple ainda pode recorrer. A polêmica toda começou em dezembro quando a Gradiente – após um período em que ficou fora do mercado – anunciou o lançamento de um celular chamado “Gradiente iphone”. Ela surpreendeu o mercado ao anunciar que tinha direito sobre o nome.

iphone_gradiente_texto

 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar