Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DOCUMENTÁRIO ABORDA POLÊMICA DO GOOGLE BOOKS

29/01/2013

Um documentário sobre o projeto de digitalização de livros do Google foi apresentado no festival de cinema Sundance, segundo oHuffington Post. O vídeo, filmado por Frank-Peter Lehmann, fala sobre o ambicioso plano da gigante da web em criar uma biblioteca virtual com todos os livros do mundo.

Entre entrevistas e depoimentos, o documentário apresenta diversos pontos de vista, entre eles, debates sobre os direitos autorais das obras. Uma ação de 2011, ocorrida na corte de Nova York em que o juíz responsável considerou o projeto "injusto, inadequado e racional" é discutido no vídeo.

"O filme é extremamente fascinante e envolvente. Provavelmente o melhor documentário que você verá em todo o ano", afirmou o jornal.

Já o site oficial descreve o documentário como um "filme de sonhos, dilemas e que mostra os perigos da internet, filmado em locais espetaculares em torno da China, Estados Unidos, Europa e América Latina."

O ´Google and the World Brain´ (Google e o cérebro do mundo, em português) ainda não tem data de lançamento no Brasil, mas você pode conferir o trailer abaixo.

Sobre o projeto

Em março de 2007, o Google havia digitalizado um milhão de livros, de acordo com o The New York Times. Em 28 de outubro de 2008, a empresa afirmou que tinha sete milhões de livros pesquisáveis através do Google Books, incluindo aqueles escaneados pelos seus 20 mil editores sócios. Dos 7 milhões de livros, 1 milhão são de "visualização completa", baseado em acordos com os editores. Um milhão estão em domínio público. A maioria das obras escaneadas ainda não foi impressa ou está disponível comercialmente. Em 9 de outubro de 2009, o Google anunciou que o número de livros escaneados superam os dez milhões.



 
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar