Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIENTISTAS JAPONESES CRIAM ÓCULOS PARA BURLAR SISTEMAS DE RECONHECIMENTO FACIAL

28/01/2013

Um grupo de cientistas japoneses desenvolveu um modelo de óculos para burlar os sistemas de reconhecimento facial e preservar a vida privada das pessoas que os usam, anunciou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Informática de Tóquio.

"Hoje em dia são necessárias medidas para evitar a violação da vida privada das fotografias tiradas sem consentimento", disse Isao Echizen, um porta-voz do instituto.

Os óculos usam um sistema de luzes infravermelhas para interceptar a tecnologia de reconhecimento facial e servem para evitar serem identificadas por câmeras ocultas, explicaram seus inventores.

Feitos de plástico transparente e com linhas de luz que emitem raios infravermelhos, os óculos permitem "despistar" os programas de reconhecimento facial, segundo Echizen.

Apesar de o sistema ainda não ser muito prático, pois conta com uma estrutura de plástico com luzes brilhantes e uma mochila para transportar as baterias, seus criadores asseguram que é um avanço em relação aos sistemas existentes.

No ano passado, a União Europeia obrigou o Facebook a abandonar seu sistema de reconhecimento facial pelas queixas dos usuários sobre la proteção de sua vida privada.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar