Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MICROSOFT DIVULGA LUCROS, MAS DESEMPENHO DO WINDOWS 8 AINDA É DÚVIDA

28/01/2013

 

 
 
 

Ainda não sabemos quantos tablets Surface RT a Microsoft vendeu para fechar 2012. Mas a volta do Windows e seu hardware associado ajudou a gigante da tecnologia em um faturamento recorde de 21,46 bilhões de dólares durante o segundo trimestre fiscal, que terminou 31 de dezembro.

A Microsoft divulgou na quinta-feira (24) algumas surpresas em seu relatório de lucros do segundo trimestre. A queda de 4% nos ganhos, de 6,62 bilhões de dólares ou 78 centavos de dólar por ação, estava de acordo com as expectativas dos analistas.

A receita da Divisão do Windows saltou 24%, registrando 5,9 bilhões de dólares - apesar dos relatos de que as vendas do Surface decepcionaram. A Microsoft já vendeu mais de 60 milhões de licenças do Windows 8 até agora (o que não tem relação com as vendas de dispositivos fabricados para o OS), o que a empresa afirma ser uma taxa de adoção mais rápida do que a que vimos com o Windows 7 há três anos.

Mas o relatório da Microsoft deixou algumas perguntas sem resposta.

O quão bem o Surface está vendendo? 
O número exato de tablets entregues permanece um mistério. Durante a conferência de lucros da companhia, na quinta-feira, o chefe do departamento financeiro da Microsoft, Peter Klein, disse que a Divisão do Windows registrou um aumento de 40% na receita não-OEM sobre as vendas do Windows 8 e Surface RT.

O tablet, o primeiro com hardware fabricado pela companhia, terá um lançamento expandido este ano, em 14 países. Até agora, o Surface RT estava disponível apenas nas lojas da Microsoft e em locais selecionados. "A demanda excedeu as opções limitadas de dispositivos touch disponíveis", disse Klein.

A companhia está claramente comprometida com a ideia de que o Surface oferece o melhor uso de recursos touch do Windows 8. No terceiro trimestre, a Microsoft vai se concentrar em aumentar a produção e distribuição, disse Klein.

A versão mais potente do tablet, o Surface Pro, também será lançado neste trimestre, previsto para 9 de fevereiro.

Será que o Windows Phone 8 está mudando o cenário móvel? 
Ainda não, mas a Microsoft tem grandes esperanças no seu novo OS móvel, também lançado no segundo trimestre. Klein disse que as vendas de smarphones Windows foram quatro vezes maiores que o que eles tiveram no mesmo trimestre do ano passado.

De novo, a gigante de Redmond não forneceu números específicos.

A Divisão de Entretenimento e Dispositivos da Microsoft, que inclui o Xbox e o Windows Phone 8, viu a receita cair em 11%, chegando a 3,8 bilhões de dólares. Ajustado para a diferença de receita de vídeogame, ou quando os jogadores têm o direito a comprar conteúdo no futuro, essa queda da receita foi de apenas 2%.

A empresa está onde deveria? 
Parece que sim. A MS reportou um aumento de receita de 9% na Divisão de Servidores e Ferramentas, ajudada pelo lançamento do SQL Server 2012 e do Windows Server 2012. Klein disse que o aumento de dois dígitos em acordos multianuais de licenciamento de software com as empresas contribuíram para o recorde de receitas no último trimestre.

Mas muitas dessas empresas estão atualizando do Windows XP para o Windows 7, não para o Windows 8. Então fica a pergunta: será que as pessoas estão comprando a "reinvenção" do futuro, como Klein e o CEO da empresa, Steve Ballmer, muitas vezes o tem chamado?

"Windows 8 é uma grande e arrojada reinvenção do Windows em todo o ecossistema", disse Klein. "Esse trimestre foi apenas o início desse processo."
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar