Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PICUNTU É UMA DISTRIBUIÇÃO LINUX PARA MINIPCS

23/01/2013

Recentemente começaram a surgir no mercado vários Mini PCs, baseados em processadores ARM de fabricação chinesa, como o AllWinner A10 ou RockChip RK3066 e rodando o sistema operacional Android 4.0. Com baixo custo, estes aparelhos tem tamanho pouco maior que o de um pendrive comum e foram criados como uma solução de para entretenimento doméstico (levando YouTube e apps do Android para a TV) ou uma plataforma barata e portátil de computação pessoal.

Mas o Android não é a única opção de sistema operacional para estas máquinas. Nesta terça-feira foi anunciado o lançamento do PicUntu, uma versão “diminuta” do Ubuntu para MiniPCs baseados no processador dual-core RK3066. 

“Estamos felizes em anunciar a primeira distribuição Linux completa para o RK3066”, disse a equipe do PicUntu em um post em seu blog. “A partir de um download mínimo você pode usar menus para configurar de forma fácil um sistema completo ao seu gosto”, adiciona.

picuntu-360px.jpg
PicUntu rodando como um desktop

Os usos em potencial para o sistema vão de servidor web ou de e-mail para uma empresa, servidor de banco de dados, gerenciador de conteúdo, ferramenta de desenvolvimento ou até mesmo um desktop completo com uma interface gráfica, dizem. O sistema também inclui opcionais como software para edição de imagem e até pacotes de aplicativos para escritório.

O PicUntu 0.9 Release Candidate 2.2 é baseado no Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal”, e está disponível como um download gratuito. Usuários de Linux só precisam baixar um script de 23 Kb que irá criar um cartão microSD contendo um sistema configurado de acordo com suas necessidades. Um “MiniPC” com o Picuntu não consome mais do que 10 Watts, menos do que um notebook, e segundo os desenvolvedores o desempenho nas tarefas do dia-a-dia, como edição de texto e navegação web, se aproxima de um PC com um processador Intel Core i3.

O PicUntu foi testado em aparelhos como o MK808 e o UG802, e deve funcionar em mais modelos baseados no processador RK3066. Notem que o sistema não é compatível com o MiniPC MK802, que usa um processador diferente (um AllWinner A10 single-core, de 1 GHz).
 
 
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar