Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MINISTÉRIO PÚBLICO PASSA A USAR O DOMÍNIO ´MP.BR´

18/01/2013

O site da Procuradoria Geral da República já pode ser acessado por meio do domínio www.mpf.mp.br. O domínio “mp.br” será gerido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e reforça a indepedência do MP Brasileiro. Os endereços com mp.br (www.mpf.mp.br) e com gov.br (www.mpf.gov.br) coexistirão durante um tempo de transição.

Além do MPF, CNMP também já utiliza o mp.br. O secretário de Tecnologia da Informação, Wagner Araújo, explicou que a mudança segue a tendência de separação dos Poderes nos domínios publicados na Internet brasileira. “No Brasil, o domínio gov.br ficou sendo utilizado para todo e qualquer ente de governo. Com o tempo, o Judiciário criou o seu domínio jus.br e, recentemente, o Legislativo passou a utilizar o domínio leg.br”.

Os procedimentos para a criação do domínio mp.br foram iniciados por determinação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, à Secretaria-Geral. O contato com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR), entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, foi iniciado com o apoio do subprocurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada. Já os procedimentos técnicos contaram com os esforços do secretário adjunto de Tecnologia da Informação, Mauro Sobrinho, e da equipe sob coordenação da servidora Luciana Tannus.

No final do ano passado, Lauro Cardoso, Wagner Araújo e Mauro Sobrinho se reuniram, em São Paulo, com diretor-presidente do NIC.BR, Demi Getschko. “Houve um investimento muito significativo das equipes do MPF, CNMP e do NIC.BR para que o domínio mp.br fosse registrado”, afirmou Wagner Araújo.Todo o Ministério Público Brasileiro vai usar o mp.br.

A resolução sobre a instituição e a normatização do uso do domínio será discutida na próxima sessão do CNMP, no dia 29 de janeiro. A proposta será apresentada pelo PGR e, a partir daí, haverá a normatização da utilização do domínio mp.br, a exemplo de duas resoluções existentes no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que regulamentam o jus.br. A previsão é que a partir de fevereiro haja o registro dos novos domínios do Ministério Público Brasileiro. Por enquanto ocorrem testes com os domínios www.mpf.mp.br e www.cnmp.mp.br.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar