MYSPACE RETORNA COM FOCO EM MÚSICA E AJUDA DE JUSTIN TIMBERLAKE
1/16/2013
Depois de um período de ostracismo, oMySpacevoltou. Com interface totalmente reformulada, a rede social está aberta para todos os usuários desde a partir desta terça (14). O site contou neste início com uma grande ajuda: Justin Timberlake, sócio famoso que também está de volta ao mundo pop.
Justin fez o lançamento do seu novo single “Suit & Tie” através do MySpace, que agora é totalmente dedicada à música. A navegação dá destaque a uma playlist do usuário, que pode ser montada a partir das páginas de usuário, rádios, mixes feitas por outros usuários. Há ainda matérias, players do YouTube, dicas.
O design ficou mais bonito, lido no modo horizontal da esquerda pra direita. As letras estão maiores, e no caso da busca estão, literalmente, gigantescas. O usuário pode adicionar uma capa (alô, Facebook) e escrever em uma linha do tempo. Há muita coisa familiar, já encontrada em outras redes, mas a experiência é de estar usando algo novo.
Para quem já tinha MySpace antes, não há quase nenhuma semelhança. Com foco em música, o site chega para competir com serviços como Deezer, Soundcloud, Spotify, entre outros. O desafio é instigar artistas a criarem perfis e levarem suas músicas para lá. O ruim neste primeiro momento é que os destaques na rede trazem muitas obviedades, o que tira um pouco o caráter de antecipar tendências que era algo característico do antigo MySpace.
Outro problema neste início é que muitos artistas disponibilizaram apenas trechos das faixas, o que é frustrante para o ouvinte.
Sócio famoso
Justin Timberlake foi um dos investidores junto à empresa Specific Media, que comprou o MySpace da americana NewsCorporation em 2011.
O MySpace chegou a ser uma das redes sociais mais populares entre 2003 e 2009, mas foi ultrapassado por redes mais práticas e de interfaces mais amigáveis como Twitter e Facebook. Outras reformas tentaram reviver os bons tempos, mas falharam. Esse foco atual em streaming de músico deu ao MySpace um futuro promissor. De novo.