Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MORREU AARON SWARTZ, CRIADOR DO RSS E UM DOS MAIS IMPORTANTES ATIVISTAS DA WEB

14/01/2013

AaronSwartz
 

Morreu nos EUA, Aaron Swartz, um dos fundadores do Reddit, agregador de notícias e compartilhamentos, o mais importante da internet. Ele cometeu suicídio em sua cada, em Nova York, neste sábado (11). As informações são do site Mashable.

Swartz também era considerado um dos mais importantes ativistas da web. Ele foi fundador do site Demand Progress, que tinha como objetivo obter “mudanças progressivas nas políticas”. Nascido em 1986, ele também foi um dos criadores do RSS, sistema que permite receber atualizações automáticas de websites.

Ele tinha apenas 14 anos quando criou o agregador RSS, hoje bastante usado pela indústria online, desde pequenos blogs até grandes portais de notícias. Estudou em Harvard e ficou conhecido em 2011 pela acusação de ter hackeado servidores do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) para fazer o download de 5 milhões de artigos acadêmicos.

Há ainda acusações de invasão ao Jstor, um programa de pesquisas, pelo qual teria roubado 4,8 milhões de artigos (muitos datados do século 17). Segundo a acusação, ele pretendia distribuir esses estudos e artigos pela internet.

Aaron_Swartz_at_Boston_Wikipedia_Meetup,_2009-08-18_

Ao lado de Cory Doctorow, criador do BoingBoing e um dos idealizadores do Creative Commons, Swartz era um dos jovens idealistas que imaginavam a web mais livre. Ele esteve no Brasil em 2009, durante o Fórum Mundial Social em Belém (PA).

Seu tio, e depois o seu advogado, confirmaram sua morte neste sábado (12). Pessoas próximas diziam e posts em seu blog pessoal mostraram que Swatz sofria de depressão.
 
 
 
 
Fonte: Ne10

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar