Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SONY CRIA E REGISTRA PATENTE DE TECNOLOGIA QUE BLOQUEIA JOGOS USADOS

04/01/2013

A Sony do Japão registrou hoje, dia 3 de Janeiro, uma patente de uma tecnologia nova que bloqueia todos os jogos que já foram usados por alguma conta ou console diferente. Ou seja, bloqueia todos os jogos usados, o que acabaria com a venda desse tipo de jogo e também com a possibilidade de se emprestar aos amigos ou até mesmo a troca por outros títulos.
 

O texto do registro da Patente diz exatamente o seguinte:

"A game playing system includes a use permission tag provided for use in a game disk for a user of a game, a disk drive, and a reproduction device for reproducing the game. The disk drive reads out a disk ID from the game disk. When the game is to be played, the reproduction device conveys the disk ID and a player ID to the use permission tag. The use permission tag stores the terms of use of the game and determines whether a combination of the disk ID and the player ID conveyed from the reproduction device fulfills the terms of use or not."

A tecnologia registrada pela Sony do Japão consiste em um sistema que atribui uma espécie de tag à cada cópia de jogo. Através de uma análise de informação, permite saber se os jogos já foram utilizados em outros consoles ou associados a outra conta de usuário. Para que a cópia de algum jogo funcione, a ID do jogo e a ID do usuário terão que coincidir. E uma vez combinada, ela não poderá ser alterada.

De acordo com o site CVG, esta patente poderá ser uma tentativa da Sony de acabar de vez com a venda e troca de jogos usados, tanto por lojas quanto por usuários. Mas ainda não se sabe se essa tecnologia será usada já noPlaystation 3, PS Vita e PSP, ou se será somente no Playstation 4

O fato é que com essa tecnologia implementada, o usuário que comprar qualquer jogo para consoles da Sony terá que ficar com o jogo para sempre, sem a possibilidade de devolver (uma vez que já tenha rodado), trocar, emprestar, alugar ou vender.

Uma notícia boa é que o CEO da Sony Computer Entertainment of America, Jack Tretton, afirmou ser contra a implementação deste tipo de tecnologia, mas a decisão final ficará a cargo da Sony do Japão, que é a que controla tudo que seja referente a consoles da empresa.

Todos os detalhes da patente, incluindo explicações de como funciona, estão neste PDF.



 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar