Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

KABINI X4 5110 (EM 28NM E GPU 8310G) SERÁ A APU ULV TOP DE LINHA DA AMD EM 2013

31/12/2012

Vision X4 5110. Este é o nome da grande estrela da AMD em 2013 para o segmento dos notebooks ultrafinos (ou como diz a Intel, ultrabooks). Pelo menos é o que garantes fontes próximas à companhia.

O X4 5110 é na realidade uma APU (unidade de processamento acelerado), englobando assim em um mesmo “die” de silício, processador (CPU) e chip gráfico (GPU). 

A grande novidade desta APU reside no fato de ser baseada na nova geração Kabini, trazendo uma litografia mais refinada em 28nm (portanto, uma maior eficiência energética em termos de desempenho x consumo de energia), além de uma GPU mais moderna e poderosa. As novas unidades de processamento acelerado irão substituir as atuais APUs das gerações Brazos/Brazos 2.0, como é o caso das atuais séries Vision Z, E e C.


A futura linha Kabini será divida em duas variantes: X e E, sendo a primeira para dispositivos mais robustos, sendo a última voltada especialmente para netbooks, ou notebooks ultrafinos com foco na grande autonomia de uso.

Voltando ao Vision X4 5110, esta APU terá um bom (mas nem tanto) TDP em 25W (haverá outros modelos com dissipação em 18W). Seus núcleos de processamento geral são baseados no que a AMD denominou de “arquitetura Jaguar”, com GPU Radeon 8310G (compatível com DirectX 11.1), suporte para memórias DDR3 1866Mhz e TurboCore, em uma infraestrutura FT3 BGA. Em outras palavras, será necessário um novo chipset, o FCH Yangtze.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, as novas unidades de processamento acelerado deverão chegar ao mercado em junho de 2013, embora seja possível que quantidades limitadas – voltadas para alguns parceiros estratégicos – desembarquem algumas semanas antes.
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar