Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PRODUTIVIDADE: COMO EVITAR AS DISTRAÇÕES EM FRENTE AO COMPUTADOR

31/12/2012

Com muito espaço no desktop e poder de processamento suficiente para rodar praticamente tantos aplicativos quanto você quiser, focar em uma única tarefa em frente ao PC pode ser um desafio. Felizmente, nos últimos anos desenvolvedores criaram uma série de novas ferramentas que o ajudam a montar um espaço de trabalho livre de distrações. Estes aplicativos e utilitários escondem janelas e menus não usados para ajudá-lo a focar no que é importante.

Sem a distração gerada por outros aplicativos, janelas e notificações, você será mais capaz de trabalhar de forma mais produtiva, e com menos interrupções que de costume. Conheça a seguir algumas destas ferramentas que permitem que você escreva, trabalhe e até mesmo navegue na web enquanto reduz a distração ao mínimo.

Processadores de texto

O movimento rumo a ferramentas livres de distração começou com os processadores de texto, e é fácil entender o motivo: escrever exige muita energia mental, e se sua atenção se desviar para outras janelas e aplicativos no PC, você perde o foco. Há várias boas ferramentas disponíveis nesta categoria, e listo abaixo algumas de minhas favoritas, mas você deve também dar uma olhada nas configurações de seu processador de texto favorito para ver se ele oferece a opção de ocultar notificações e barras de ferramentas desnecessárias. Muitos editores de texto modernos incluem um modo em tela cheia como um recurso opcional, algo que irá lhe economizar tempo e garantir que você possa continuar a usar o software de sua escolha.

Se você é um usuário do Windows procurando por um editor simples e elegante, dê uma olhada no Writemonkey, que é gratuito. Outro muito bom é o Q10, e se decidir por um deles é uma questão de preferência pessoal. Eu acho o temporizador integrado ao Q10 especialmente útil quando tenho um prazo para entregar o texto, ou quando estou seguindo a Técnica Pomodoro.

writemonkey-360px.jpg
WriteMonkey: nada além do seu texto

Usuários de Mac também tem vários editores livres de distração para escolher, incluindo um chamado WriteRoom que opera em tela cheia e oculta todos os menus até que sejam necessários. Embora o programa tenha sido atualizado ao longo dos anos com vários recursos poderosos (entre eles uma versão iOS que pode ser sincronizada com o desktop) ele custa US$ 10, enquanto a maioria de seus competidores é gratuita.

Entre os programas para Mac eu prefiro o Omniwriter: ele não só me ajuda a focar e trabalhar de forma mais produtiva, como também tem alguns temas personalizáveis e trilhas sonoras com ruído ambiente suave, que irão ajudá-lo a mascarar sons externos (a conversa de colegas de trabalho, por exemplo) que poderiam distraí-lo.

omniwriter-360px.jpg
Omniwriter: sons ambientes ajudam na concentração

Usuários do Linux, ou de Mac e Windows não satisfeitos com as opções anteriores, devem dar uma  olhada no FocusWriter, uma ferramenta multiplataforma com suporte a temas e organização de documentos em abas, além dos tradicionais menus ocultos e atalhos de teclado.

Aplicativos Desktop

Não há motivo para reduzir as distrações apenas enquanto você está escrevendo. Há várias outras boas ferramentas que podem eliminar distrações de seu PC desktop, para que você possa ser mais produtivo.

Como muitos usuários de Mac sabem, a versão mais recente do Mac OS X (10.7 “Lion”) permite que aplicativos rodem em tela cheia com um simples comando. O suporte a este recurso tornou muitos dos aplicativos mais populares na plataforma (incluindo o Final Cut, Photoshop, iPhoto e outros editores de vídeo, música e imagens “à prova de distração” por padrão.  Se você tem um Mac com o Lion, observe o canto superior direito da janela de seu aplicativo favorito e veja se há um ícone com duas setas. Basta um clique nele para entrar no modo tela cheia.

Mas nem todos os aplicativos tem suporte a tela cheia, e pode ser que seja necessário trabalhar com várias janelas ao mesmo tempo. Nesse caso, você ainda pode minimizar a distração causada por outros aplicativos com o Backdrop, um utilitário que permite esconder aplicativos e até o desktop do seu computador, permitindo que você se concentre em uma única tarefa.

ghoster-360px.jpg
Ghoster escurece as janelas inativas, evitando que você se distraia com elas

Os usuários do Windows podem se interessar pelo Ghoster, um utilitário gratuito que escurece todas as janelas exceto a atualmente ativa, o que o ajuda a se manter em foco. Ele não bloqueia notificações de programas como o Outlook, Messenger e TweetDeck, mas você pode desativá-las manualmente nos próprios programas se achar necessário.

Navegadores

É inegável que a principal causa de distrações e produtividade reduzida são os navegadores web. No momento em que você abre o navegador está a apenas um link de horas de distração. O pior é que a maioria das pessoas precisa estar conectada e ter o navegador aberto para acessar e-mail, sistemas de CMS e similares no trabalho durante a maior parte do dia.

Felizmente você só precisa do Google Chrome para transformar qualquer site em um “aplicativo” isolado, para que você ainda possa usá-lo sem ter o risco de perder horas lendo artigos aleatórios na Wikipedia. O recurso se chama “Atalho de Aplicativo” e é uma espécie de navegador restrito (Site-specific Browser) que irá acessar apenas o site que você indicar.

É fácil de usar: acesse o site que você quer transformar em um aplicativo, clique no ícone da chave inglesa no canto superior direito da janela do Chrome e selecione Ferramentas / Criar atalhos de aplicativos... no menu. Agora escolha onde você quer que o atalho seja criado, e você terá um “aplicativo” que irá mostrar apenas o site indicado.

Infelizmente este recurso só funciona nas versões do Chrome para o Windows ou Linux. Usuários do Mac OS X devem dar uma olhada no Fluid, um aplicativo gratuito que faz a mesma coisa. A versão paga (US$ 5) traz alguns recursos extras, incluindo a possibilidade de armazenar os cookies de cada aplicativo separadamente, “prender” um aplicativo à barra de status do Mac, usar scripts ou estilos definidos pelo usuário nos Apps e o modo tela cheia do Lion.

Pode ser chocante admitir quanto tempo perdemos durante um dia de trabalho. Mas com estas ferramentas de produtividade em mãos, e um pouco de força de vontade, você deverá ser capaz de tornar qualquer tarefa no PC o foco absoluto de sua atenção.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar