Sem emitir qualquer tipo de comunicado, a Sony Computer Entertainment encerrou nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro, as vendas do PlayStation 2 em solo japonês. Pelo menos é o que garante o website da Famitsu.
Apesar do console ter vendido dezenas de milhões de unidades no Japão ao longo de 12 anos “de batente” (mais de 153 milhões em todo o mundo), a Sony deve ter concluído que seus “anos de glória” já chegaram ao fim.
Se levarmos em conta que o país em questão é um dos mais ricos do mundo, chegaremos à conclusão que o PS2 teve até uma vida surpreendentemente longa, ainda mais pela diferença de qualidade em relação ao PlayStation 3.

(Da esq. para dir.: PS2 original; e PS2 slim)
Embora não comente sobre o assunto, é provável que a Sony encerre, nas próximas semanas, as vendas do PS2 em outros mercados desenvolvidos, como é o caso da Austrália, Europa e Estados Unidos.
Apesar do fim das vendas do PlayStation 2 em diversos países, a Sony não deverá colocar um fim definitivo no console. Não enquanto houver interessados no console, como é o caso da América Latina, África e sudeste da Ásia.
Ao longo dos 12 anos “de estrada”, o vídeo game – que encantou milhões de crianças, adolescentes e marmanjos – passou por 18 grandes revisões, algumas relativas apenas a mudanças internas, e outras envolvendo substanciais mudanças externas, como foi o caso, por exemplo, da mudança de design do modelo “tijolão” para o slim.
Fonte: Adrenaline