Como parte de uma "operação de limpeza", o YouTube retirou uma grande quantidade de visualizações de uma série de vídeos e canais no serviço de compartilhamento de conteúdo por streaming. O maior prejudicado é o canal da Universal, que viu 1 bilhão de views desaparecerem, segundo informações do site Social Blade.
Lista com as maiores perdas e visualizações em canais do YouTube
A queda no número de visualizações aconteceu após o YouTube auditar dados vindo, principalmente, de sites de terceiros. Como a própria empresa descreve, em um post sobre o assunto, "serviços que tentam ganhar views através de mecanismos automatizados, ou forçando usuários a assistir vídeos não ´são ok´". O post completa: "sites de compartilhamento de vídeos que violarem estes termos serão fechados e removidos do YouTube".
Além de canais de música, outros usuários vem reportando perdas de até 200 mil views em seus canais. O VEVO, importante parceiro do YouTube na área musical, sofreu um corte menos agressivo, e perdeu um total de 218 mil visualizações. Até o momento, nenhum dos principais canais afetados se pronunciou sobre a medida da Google.
Fonte: Adrenaline