Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PESQUISADORES DO MIT DESCOBREM NOVO ESTADO MAGNÉTICO

21/12/2012

Pesquisadores do MITdescobriram um novo estado de matéria que possui um tipo de magnetismo diferente, segundo oExtremeTech. O estado, que está sendo chamado de ´líquido spin´ (QSL), poderá levar avanços significativos nas áreas de armazenamento de dados e sistemas de comunicações.

Até então, o magnetismo no campo da tecnologia possuia apenas dois tipos: ferromagnetismo e antiferromagnetismo. O primeiro é conhecido há séculos e é a força subjacente que faz a agulha da bússola girar. Já no segundo, os elétrons próximos seguem em direções opostas, fazendo com que os objetos tenham zero de magnetismo.

No caso do QSL, o material é sólido cristalino, mas o estado magnético interno está constantemente em mudança. As orientações magnéticas dos elétrons flutuam ao passo que interagem com seus ´vizinhos´. No entanto, há uma forte interação entre eles e, devido aos efeitos quânticos, eles não se anulam.

Sendo assim, um material com QSL também pode ser transformado em um condutor para a distribuição eficiente de eletricidade. Além disso, este efeito pode ajudar no desenvolvimento da computação quântica, que usa uma unidade baseada no estado quântico de uma partícula atómica para representar cada bit de informação.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode ajudar a avançar a tecnologia, mas ainda há muito para ser descoberto sobre o QSL. "Não há nenhuma teoria que descreva tudo o que estamos vendo", afirmou Young Lee, chefe da pesquisa.
 
 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar