Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NASA UTILIZA GPUS DA NVIDIA PARA AUMENTAR REALISMO DE SEUS SIMULADORES

10/12/2012

 

Não é a primeira vez que a NVIDIA é escolhida para fornecer algum equipamento/hardware à Agência Espacial Norte Americana. Recentemente as placas científicas Tesla foram utilizadas na simulação de navegação, monitoramento da posição e atividade do robô Curiosity em tempo real, além de processamento e transmissão de vídeos e imagens em alta resolução.
 

De acordo com a Agência Espacial Norte Americana, os atuais simuladores oferecem apenas uma visão com qualidade/realismo do tipo 20/40 , significantemente inferior ao atual padrão da indústria em 20/20, e significantemente menor do que a visão 20/13 que os jovens pilotos militares tem quando iniciam suas carreiras.

Em outras palavras, isso significa que os simuladores da NASA oferecem imagens borradas e pobres em qualidade, dificultando assim a identificação de objetos e detalhes, e portanto, reduzindo a acuracidade do treinamento.

Vale ressaltar, no entanto, que o mais recente simulador da Agência, co-desenvolvido com os Laboratórios de Pesquisa da Força Aérea dos EUA, é capaz de oferecer imagens com visão 20/10. Isso quer dizer que mesmo aqueles que tenham uma visão excepcional, não serão capazes de enxergar desfoques em objetos, mesmo em dua distância duas vezes mais longe que um espectador típico.

O novo padrão de simuladores serão compostos de 9 projetores 4K, cada um com resolução 36 vezes maior que uma típica TV full HD, alimentados por diversas GPUs Quadro e placas Quadro Sync da NVIDIA, todas alimentadas com uma imensa quantidade de memória VRAM.
 

O resultado da parceria com a NVIDIA é que a tecnologia necessária para a construção do simulador necessitará de apenas 5 computadores, ao invés dos tradicionais 36 PCs. Apesar da redução na quantidade de computadores, a taxa de quadros por segundo ficará inalterada em 60 FPS, com o tempo de desenho de uma nova cena a cada 1/60 segundo.



Por fim, a NASA planeja aumentar a resolução do simulador no início de 2013, acrescentando outros 6 projetores ao conjunto.A NASA fechou um acordo comercial com a NVIDIA para utilização de chips gráficos da fabricante, com o objetivo de tornar a experiência em seus simuladores de voos mais viva e realística.
 
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar