Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NÚMERO DE CHAMADAS FALSAS ESTÁ DIMINUINDO, DIZ SKYPE

28/11/2012

A Skype tem lutado contra scammers que tem abusado do seu aplicativo de chamadas online para redirecionar os usuários para sites fraudulentos - o serviço de propriedade da Microsoft diz que o número de chamadas falsas tem diminuído.

O recurso de chamadas automatizadas baseia-se em uma voz gerada por computador, que sugere à vítima visitar um site específico, que muitas vezes vende software de segurança falso.  Os sites arbitrários geralmente ficam disponíveis na internet por apenas algumas horas, disse o diretor-chefe de segurança do Skype, Adrian Asher, em uma entrevista por telefone na segunda-feira (26/11).

Os scammers estão abusando de um recurso no Skype que, por padrão, permite aos usuários receber chamadas não solicitadas a partir de qualquer usuário do Skype. A empresa considerou mudar a configuração padrão, mas uma amostra de usuários entrevistados disseram que eles não queriam que esse padrão fosse modificado, por motivos de conveniência, disse Asher.

Por conta disso, a companhia teve que utilizar outros meios técnicos para impedir o problema. Mas a natureza peer-to-peer do Skype, em que as chamadas são encaminhadas a partir do computador de uma pessoa por meio de computadores de outros usuários do Skype, "torna difícil de se controlar", disse Asher. A qualquer momento, o aplicativo pode alcançar a marca de 47 milhões de pessoas registradas no Skype, o que torna a pequena percentagem de scammers difíceis de detectar.

O tipo de ataque passou por algumas modificações. Inicialmente, os scammers contatavam as vítimas por meio de mensagens instantâneas via Skype e enviavam links maliciosos. Mas a Skype controlou o problema, alterando suas configurações de mensagens instantâneas, disse Asher.

Os scammers também abordavam as pessoas diretamente, enviando solicitações de amizades, as quais o Skype também controlou, de modo que ficou mais difícil para golpistas verem se uma pessoa aceitou a solicitação enviada, disse Asher.

Também não está claro como as chamadas automáticas são configuradas Asher suspeita que scammers estão rodando múltiplos clientes Skype em ambos PCs e máquinas virtuais.

O especialista disse que não tem certeza de como os scammers estão coletando nomes de usuários, mas qualquer um que possua uma conta no Skype tem acesso ao serviço de busca de usuários, o qual pode retornar dúzias de nomes em uma única pesquisa.

O Skype depende, em parte, de relatos de usuários sobre as chamadas falsas para desativar contas suspeitas. A melhor maneira de evitar as chamadas é para alterar as configurações de privacidade do Skype para permitir que apenas sejam realizadas comunicações com contatos previamente aprovados.

Segundo Asher, a Skype espera conseguir diminuir a quantidade de tempo que leva para eliminar esses usuários maliciosos, de "minutos" para apenas alguns segundos. Tempos de reação mais rápidos obrigam scammers a modificar suas táticas de golpes e, consequentemente, eleva os custos para realizar tais ataques.

"É tecnicamente complexo e realmente caro para essas pessoas", disse Asher. "Minha opinião é que eles não podem ganhar dinheiro sem isso". De modo geral, as medidas de segurança diminuíram o número de chamadas fraudulentas, mas existem alguns picos ocasionais. "Às vezes eles nos pegam de surpresa", disse Asher. "Estou feliz que estamos chegando ao ponto em que a vemos o problema resolvido ou próximo em um nível muito baixo de impacto."

 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar