Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL ANUNCIA NOVA ARQUITETURA PARA PESQUISAS COM OS COPROCESSADORES XEON PHI

26/11/2012

A Intel apresentou o coprocessador Xeon Phi, resultado de anos de pesquisas e colaboração, para trazer grandes avanços em desempenho para inovações em manufatura, ciências da vida, energia e outras áreas. Com o inovador desempenho por watt e outros atributos, a indústria terá uma confiabilidade ainda maior na descoberta de respostas precisas e na proliferação da computação de alto desempenho, além da maximização da produtividade. A família estará disponível em 2013 pelo preço recomendado abaixo dos 2 mil dólares.
Assine a tag intel_bc para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados

Com base na arquitetura Many Integrated Core (Intel MIC), os coprocessadores Xeon Phi complementarão as atuais famílias de produtos do Xeon E5-2600/4600 ao fornecer mais desempenho para aplicativos altamente paralelizados.
A família do processador Intel Xeon E5 faz o trabalho pesado da computação de alto desempenho que tem equipado diversos sistemas Top500 para desempenho Petascale (um quatrilhão de operações de ponto flutuante por segundo). Agora, com os produtos Intel Xeon Phi realizando boa parte do processamento “altamente paralelo”, ajudando supercomputadores a produzirem respostas para disciplinas científicas e técnicas (como pesquisa genética, exploração de petróleo e gás e previsões climáticas). A Intel acredita que essa combinação ajudará a abrir o caminho para a computação Exascale, o que marcaria um aumento de mil vezes na capacidade computacional em relação à Petascale.

Economizando tempo e recursos com o modelo de programação mais popular do mundo
Os coprocessadores Intel Xeon Phi se aproveitam de linguagens de programação, modelos de paralelismo, técnicas e ferramentas de desenvolvimento familiares  Isso garante que empresas de software e departamentos de TI estejam equipados com um maior uso de códigos paralelos, sem a necessidade da recapacitação de desenvolvedores para modelos de programação específicos, proprietários e de hardware, associados a aceleradores. A Intel está fornecendo as ferramentas de software para ajudar os cientistas e engenheiros a otimizarem seu códigos para aproveitar totalmente os coprocessadores Intel Xeon Phi, incluindo o Intel Parallel Studio XE e o Intel Cluster Studio XE. Disponíveis a partir de hoje, essas ferramentas permitem a otimização de códigos e, por meio da utilização das mesmas linguagens de programação e modelos compartilhados pelos coprocessadores Intel Xeon Phi e pela família de produtos do processador Intel Xeon E5, ajudam os aplicativos a se beneficiarem simultaneamente das dezenas de núcleos dos coprocessadores Intel Xeon Phi e do uso mais eficiente dos threads do processador Intel Xeon.

Apresentando duas novas famílias de produtos Intel Xeon Phi
 

Fabricadas com os mais avançados transistores 3-D tri-gate de 22 nanômetros da Intel, a Intel está lançando duas novas famílias do coprocessador Intel Xeon Phi.

A família do coprocessador Xeon Phi 3100 fornecerá oferecerá uma ótima opção para aqueles que buscam rodar cargas de trabalho pesadas, como aplicativos para ciências da vida e simulações financeiras. Essa família oferecerá mais de 1000 Gigaflops (1 TFlops) de desempenho de precisão dupla, suporte para até 6GB de memória e largura de banda de 240GB/seg, e uma série de recursos de confiabilidade, incluindo códigos para a correção de erros na memória (ECC, na sigla em inglês). A família operará dentro do envelope TDP (thermal design point) de 300W.

O coprocessador Xeon Phi 5100 fornece desempenho adicional com consumo menor. Ele alcança 1011 Gigaflops (1.01 TFlops) de desempenho de precisão dupla e suporta 8GB de memória GDDR5 com uma maior largura de banda de memória de 320 GB/seg. Com TDP de 225 watts, o coprocessador Intel Xeon Phi 5110 é resfriado passivamente e fornece eficiência no consumo de energia ideal para ambientes computacionais densos, voltado para cargas de trabalho pesadas, como criação de conteúdo digital e pesquisas energéticas. Esse processador já foi entregue para os primeiros clientes e apareceu na 40ª edição da lista Top500.

Para fornecer acesso antecipado à nova tecnologia do coprocessador Intel Xeon Phi para clientes como Texas Advanced Computing Center (TACC), a Intel também está oferecendo produtos personalizados: o coprocessador Intel Xeon Phi SE10X e o coprocessador Intel Xeon Phi SE10P. Eles oferecem 1073 GFlops de desempenho de precisão dupla com TDP de 300W, com o resto das especificações similares ao do coprocessador Intel Xeon Phi 5110P.

Preços e disponibilidade
O coprocessador Intel Xeon Phi 5110P já está sendo fabricado e a disponibilidade geral está programada para o dia 28 de janeiro com o preço recomendado de US$ 2649. A família de produtos do coprocessador Intel Xeon Phi3100 estará disponível durante o primeiro semestre de 2013, com preço recomendado abaixo dos US$ 2000. Mais informações sobre disponibilidade e encomendas do coprocessador Intel Xeon Phi 5110P podem ser encontradas no site oficial.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar