Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

´TITAN´ TOMA O POSTO DE COMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO

13/11/2012

O supercomputador ´Titan´ tomou a ponta no ranking dos computadores mais rápidos do mundo. Construído pela Cray, a máquina do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee alcançou o resultado de 17,59 petaflops e assumiu a liderança do top 500 entre os mais potentes.

O Titan roubou o posto do ´Sequoia´, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, que atingiu apenas 16,32 petaflops.

O novo ´campeão´, conta com 19 mil nós de processamento. Cada nó tem um processador de 16 núcleos da AMD e uma GPU da Nvidia. Além disso, a máquina conta com 710 terabytes de memória RAM, como informa o The Telegraph. Ele ainda com 20 petabytes de armazenamento.

Como é de se imaginar, um ´brinquedo´ destes não saiu barato. Para a instalação deste computador, foi necessário o investimento de cerca de US$ 97 milhões.

O computador é parte da rede de laboratórios do Departamento de Energia do estado do Tennessee. Ele poderá ser usado por pesquisadores, laboratórios governamentais e indústrias para estudar mudanças climáticas e combustíveis alternativos.

 
 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar