Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVA REGRA DA ANATEL PODE IMPEDIR USO DE IPHONE COMPRADO NO EXTERIOR

13/11/2012

 

Uma nova medida da Anatel e das operadoras de telefonia podem impedir o uso de iPhones e outros aparelhos comprados fora do Brasil a partir de 2013.

Isso porque as novas regras, que visam combater os aparelhos piratas e clonados no país, pretendem bloquear os celulares sem homologação da Anatel.

Os aparelhos comprados fora do território nacional, incluindo iPhones comprados nos EUA, por exemplo, não possuem essa certificação da Agência Nacional de Telecomunicações.

Atualmente, as operadoras realizam a leitura de um número de série, conhecido como IMEI. Caso o produto não seja homologado, não acontece a habilitação imediata e a prestadora encaminha o consumidor para um setor de atendimento diferenciado. 

Em um primeiro momento, a medida funcionará apenas para novas habilitações, mas a Anatel espera que os aparelhos sem homologação já em funcionamento passem por um processo de substituição.

iphone5_435

Até o fechamento da reportagem, não havíamos conseguido entrar em contato com as assessorias da Anatel e da Apple para comentar o assunto.

Vale notar que atualmente os consumidores brasileiros podem trazer até um telefone celular do exterior sem precisar pagar imposto, desde que prove que o aparelho é para uso pessoal.
 
 
 
Fonte: MacworldBrasil

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar