Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FALTA DE INFORMAÇÃO É ENTRAVE PARA CLOUD NO BRASIL

09/11/2012

Apesar de presente no dia a dia do cidadão, boa parte dos gestores das empresas brasileiras desconhece a computação na nuvem. A constatação foi feita por provedores de serviços, em evento - WHD Latin America - realizado no Brasil.

De acordo com Luis Schedel, co-fundador e CTO da Websolute, um estudo realizado pela Wakefield Research, mostra que a computação na nuvem está presente na vida de todos os usuários seja por meio de redes sociais, transações bancárias ou e-commerce. “Contudo, 30% dos americanos continuam a considerar nuvem apenas “algo branco e fofo”, enquanto 97% deles afirma utilizar diariamente um desses canais eletrônicos”, comenta.

Recente pesquisa realizada pela Parallels, empresa especializada em virtualização e software de automação, conduzida com cerca de 400 empresas brasileiras, atestou que apenas 6% dessas fazem uso da nuvem como infraestrutura pra seus próprios serviços. Para Schedel, o número baixo, é devido, principalmente, à falta de informação sobre a facilidade de adoção dessa tecnologia e sobre as grandes vantagens de seu uso em comparação à montagem de estruturas de redes físicas.

Os motivos apontados pela maioria das entrevistadas que não optou pelo ambiente cloud, foram, principalmente, o preço, a vulnerabilidade e a falta de compatibilidade com a estrutura interna já existente. Tais razões são rapidamente refutadas pelo executivo, que afirma ser justamente ao contrário.

“Hoje, você contrata um servidor na nuvem a partir de R$ 69,00 mensais – valor compatível com o da prestação de um equipamento, mas sem o ônus da manutenção e da obsolescência”, afirma ele. Em sua avaliação, a estrutura na nuvem pode ser, também, menos vulnerável do que um ambiente físico, onde raramente há contingência de sistema ou equipes de suporte disponíveis para a rápida solução de problemas.
 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar