Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ENGENHEIRO DE OUTRA EMPRESA CONSERTA FALHA QUE TIROU GOOGLE DO AR

08/11/2012

O Google ficou fora do ar por cerca de 30 minutos em Hong Kong, na China, nesta quarta-feira, 7. O estrago só não foi maior porque um engenheiro, que nem ao menos trabalha na empresa de Mountain View, agiu rapidamente para consertar o problema.

Tom Paseka, que trabalha na CloudFlare, notou a falha quando os aplicativos do Google deixaram de funcionar. Logo ele agiu para descobrir o que estava causando a instabilidade e descobriu que um servidor da Moratel, na Indonésia, estava no caminho do Google. Isto gerou estranheza, principalmente porque a CloudFlare fica a poucos quilômetros da sede do gigante das buscas na Califórnia.

Após identificar o problema, Paseka entrou em contato com a Moratel, que logo percebeu a situação e corrigiu, conforme relatou no blog da empresa. O servidor alegou um mau funcionamento de hardware.

Paseka explicou o funcionamento do BGP (Border Gateway Protocol), que aponta o caminho ´mais rápido´ entre dois pontos na internet e funciona como a "cola da internet". Este sistema é baseado em confiança, mas eventualmente, um servidor pode anunciar um IP incorreto. Com isso, o tráfego da rede pode ser desviado.

No caso do Google, como a Moratel é uma rede de confiança, logo a rota incorreta começou a se espalhar, até que o problema foi solucionado.

 
Fonte: Olhar Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar