DESCOBERTO NA POLÔNIA METEORITO DE 300 KG

01/11/2012

Geólogos poloneses confirmaram o achado do maior meteorito já encontrado no leste europeu e esperam que a descoberta ajude a entender a composição da camada interior do córtex terrestre.

"Sabemos que o córtex terrestre é composto por ferro, mas não podemos estudá-lo. Aqui temos um ´convidado´ do espaço exterior que é similar em sua estrutura e podemos examiná-lo facilmente", declarou o professor Andrzej Miszynski à imprensa em Poznan, no oeste da Polônia, onde a descoberta foi anunciada nesta quarta-feira.

O exame do meteorito "pode ampliar nossos conhecimentos sobre a origem do Universo", declarou o professor Mizynski, citado pela agência polonesa PAP.

Dois caçadores de meteoritos encontraram o objeto de 300 quilos, em forma de cone, no final de setembro, a dois metros de profundidade na reserva de meteoritos de Morasko, ao norte da cidade de Poznan.

Eles usaram um detector eletromagnético e "trata-se da descoberta mais importante deste tipo nesta parte da Europa", explicou Miszynski.

Os cientistas que examinam o meteorito na Universidade de Poznan pensam que ele caiu sobre a Terra há 5 mil anos e é composto principalmente de ferro, com rastros de níquel.

Até agora, cerca de 1.500 quilos de meteoritos (menores) foram descobertos na reserva de Morasko.

Fonte: Uol