Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CARROS AUTÔNOMOS SERÃO REALIDADE EM 10 ANOS, DIZ CTO DA INTEL

25/10/2012

O CTO da Intel, Justin Rattner, prevê que carros autônomos estarão no mercado dentro de 10 anos e que até lá os compradores estarão cada vez mais interessados ​​na tecnologia embarcada em um veículo - muito mais do que na qualidade de seu motor.

A Intel, maior fabricante mundial de chips, quer equipar carros autônomos com seus processadores Atom, que tem baixo consumo de energia, bem como processadores Core mais poderosos.

"Eu acho que, no passado, as montadoras tinham um monte de dúvidas com relação à viabilidade a longo prazo da tecnologia para carros autônomos", disse Rattner em entrevista à  Computerworld antes do início da conferência European Research and Innovation Conference
da Intel, que acontece nesta semana.

"Alguns desconsideraram a ideia, mais do que outros", disse ele. "Mas eu diria que a indústria automobilística está, definitivamente, se preparando para a ideia. Ao ponto de presumir que, se não nesta década, no início da próxima nós seremos capazes de sair e comprar um carro que pode te levar sozinho até onde você quer ir."

Rattner, que se apresentará no evento amanhã, disse que seu próximo carro será um BMW Série 5 ou 7 com chips Intel a bordo.

"Cada vez mais compradores se decidem com base em um novo conjunto de critérios", disse Rattner, que falou com executivos da indústria automobilística, na semana passada, em Detroit. O motor e a transmissão são importantes para os compradores, mas uma "interface de orientação por voz ou uma tecnologia anticolisão" poderão, em breve, ser mais importantes.

O trabalho na construção de carros autônomos tem sido amplamente divulgado nos últimos anos. Por exemplo, os esforços de desenvolvimento do Google têm sido manchete por um tempo - a empresa já está testando um carro sem motorista.

Os executivos da gigante têm se reunido com os seus parceiros em várias montadoras, num esforço para encontrar um parceiro para ajudar no desenvolvimento de um carro autônomo para a próxima década, disse o diretor do projeto de carros autônomos do Google, Anthony Levandowski, no início deste ano.

O CEO da empresa, Sergey Brin, mostrou um otimismo ainda maior no mês passado, prevendo que carros sem motoristas estarão disponíveis dentro de cinco anos. Rattner espera que Brin esteja certo em prever que carros sem motoristas serão mais seguros do que aqueles pilotados por seres humanos. "Deus nos ajude se um deles atropelar alguém", acrescentou. "Teríamos muito barulho sobre isso."

Quando perguntado se ele está ansioso para comprar seu próprio carro autônomo, Rattner sorriu e disse: "Eu não sei”, acrescentando que gosta demais de dirigir para abrir mão disso.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar