Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GESTORES DE TI SE MOSTRAM ´INCAPAZES´ DE LIDAR COM BYOD

24/10/2012

A disseminação do uso de equipamentos pessoais para acesso a dados corporativos não é acompanhada pelo interesse das equipes de TI das empresas. É o que sugere uma pesquisa feita pela consultoria Ovum, com 4 mil funcionários em tempo integral, que “encontrou um preocupante nível de ignorância” sobre o uso desses dispositivos. 

De acordo com o estudo, cerca de 70% dos donos de smartphones usam seus aparelhos para acessar dados das empresas. Ainda assim, a consultoria sustenta que quase toda a atividade dos departamentos de TI relacionadas a esse uso “continua inadequadamente gerenciada”, citando “risco de perda de dados” e “incapacidade de adoção de medidas preventivas”. 

“Quase metade dos entrevistados em departamentos de TI não sabe ou prefere ignorar a existência do fenômeno BYOD”, diz a pesquisa – a utilização dos próprios aparelhos é comum ao ponto de já ter até jargão, do inglês Bring Your Own Device. Outros 8,1% dos entrevistados disseram “desencorajar ativamente” a prática. 

“Apesar de muita especulação, o BYOD está aqui para ficar. Portanto, é preocupante vermos evidências de que uma grande proporção de gestores enterrando a cabeça na areia quando se trata de planejamento adequado para os negócios”, preconiza o analista sênior da Ovum, Richard Absalom. A pesquisa indica que o desconhecimento é maior em economias maduras, como na Europa, e menor em emergentes como Brasil, Índia e África do Sul. 

O estudo indica, ainda, que a substituição por equipamentos fornecidos pelas empresas não é uma alternativa viável. “Metade dos empregados alegam que questões de privacidade os impediria de usar aplicativos pessoais nos smartphones corporativos e, por isso, a tendência de usar o próprio aparelho deve continuar.”

 
 
Fonte: convergencia Digital 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar