Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

W3C LANÇA SITE PARA UNIFICAR DOCUMENTAÇÃO DE PADRÕES NA WEB

11/10/2012

Em um esforço para oferecer mais conteúdo aos desenvolvedores que utilizam tecnologias abertas para desenvolver aplicativos Web, o World Wide Web Consortium (W3C), lançou um site com tutoriais e outros documentos que contém a maior parte dos padrões atuais utilizados na rede, incluindo o mais recente conjunto de normas HTML5. A página também foi projetada para fornecer um maior feedback aos próprios desenvolvedores dos padrões.
 

"Apesar de termos produzido material para designers e desenvolvedores no passado, este é o maior esforço do W3C especificamente para documentação", disse o diretor de marketing e comunicação da empresa, Ian Jacobs.

Nomes importantes como Adobe, Facebook, Google, HP, Microsoft, Mozilla, Nokia e Opera contribuíram para o projeto, chamado de Web Platform Docs. Muitas dessas companhias têm feito promessas de doações em dinheiro ou em horas de trabalho, disse Jacobs.

O W3C quer que a Web Platform Docs se torne um tipo de "parada obrigatória" para aprendizagem das tecnologias Web e seus padrões subjacentes.

Até agora, o W3C vinha deixando grande parte da documentação de seus padrões a terceiros, como sites de ensino, editoras e os próprios fornecedores, explicou Jacobs. O novo site, no entanto, oferecerá um meio para estas diferentes partes consolidarem seus esforços, reduzindo a necessidade de duplicação. "Muitas vezes eles possuem equipes relativamente pequenas, que têm dificuldades de acompanhar o ritmo acelerado dos padrões", disse Jacobs. "Então, para eles, há o benefício de utilizar melhor seus recursos no neutro W3C."

Por meio de chats da Web e fóruns de discussão, o site também deve permitir uma comunicação mais próxima entre aqueles que escrevem os padrões e os que utilizam as normas: os usuários apreciarão as informações atuais sobre o estado de desenvolvimento de um padrão e implementação, e os desenvolvedores das normas podem usar o feedback da comunidade para moldar o seu trabalho.

O site irá fornecer detalhes sobre como usar tecnologias como HTML5, CSS (Cascading Style Sheets) e diversos tipos de áudio, vídeo e animação. Ferramentas de manipulação de imagem, como Canvas, WebGL e SVG (Scalable Vector Graphics) também fazem parte do pacote. Bem como armazenamento de dados e tecnologias de recuperação, como IndexedDB e File API.

Os tutoriais são projetados para ensinar desenvolvedores a como implantar essas tecnologias de tal forma que elas possam ser executadas em múltiplas plataformas. Eles fornecem sintaxe e exemplos, bem como as últimas novidades em desenvolvimento e implementação de cada tecnologia.

Atualmente em versão alfa, o site recebeu contribuições da Adobe, Facebook, Microsoft e outros. O W3C, responsável por supervisionar o projeto, irá incentivar voluntários a reformular o material, de forma a ser mais educativo para os desenvolvedores de aplicativos Web.

O site foi criado de uma forma semelhante à Wikipedia, no qual usuários podem sinalizar as áreas que precisam ser melhoradas, bem como facilmente fornecer material e mudanças em si.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar