Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MAIS DE 80 MIL PESSOAS SE INFECTARAM GRAÇAS A JOGOS FALSOS NO CHROME

08/10/2012

Cibercriminosos começaram a disponibilizar jogos falsos na loja web do Google Chrome após o lançamento de “Bad Piggies”, novo game da Rovio, a criadora de “Angry Birds”. Ao contrário dos títulos anteriores, ainda não há uma versão para o navegador. E os golpistas aproveitaram esse “espaço” para enganar os usuários.

Poucos dias após a chegada do jogo, Jason Ding, pesquisador da companhia, encontrou oito resultados ao procurar por “Bad Piggies” na loja do browser. Desse total, sete eram publicados por uma única companhia considerada suspeita, a Playook.info.

 


Todos esses apps são potencialmente perigosos / Imagem: Barracuda Networks

Isso porque, como nota Ding no blog da empresa, esses sete plugins pediam permissões exageradas, como acessar todos os dados do usuário em qualquer website. Até o dia 2 de outubro, mais de 82 mil pessoas foram enganadas por esses apps falsos. E o número tem crescido vertiginosamente: entre o dia 1º e o dia 2, foram 13 mil novas instalações.

O pesquisador da Barracuda instalou um desses jogos falsos para ver o que acontecia. Em primeiro lugar, o game nada tinha a ver com a mecânica original de “Bad Piggies”. Mas o pior é que ele instalava outro plugin, que adiciona propagandas em sites legítimos, como o Yahoo!.


Repare no anúncio adulterado, à direita / Imagem: Barracuda Networks


"Os autores do plug-in podem obter todos os dados quando os usuários navegam com o Chrome e depois vender endereços de e-mail e até informações de cartão de crédito", explica Ding. Para quem já instalou os apps falsos, o especialista aconselha desinstalar o plugin imediatamente e alterar sua senha em outros sites. Além disso, aconselha a considerar as permissões solicitadas por apps, como "acessar seus dados em todos os sites" com um olhar crítico, pois jogos não necessitam desse tipo de recurso para funcionar corretamente.
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar