Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EUA PROCESSAM EMPRESAS QUE OFERECIAM ELIMINAÇÃO DE VÍRUS NO PC EM GOLPE POR TELEFONE

04/10/2012

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos acusa 14 empresas e 17 pessoas de enganar consumidores no país, levando as pessoas a pensarem que seus computadores estavam infectados por vírus e oferecendo serviços para consertar os problemas em nome de empresas como a Microsoft e Dell.

Segundo a “AP”, a FTC afirmou nesta quarta-feira (3) que a ação é parte de uma operação internacional contra empresas que fazem scam (tentativa de golpe ou fraude com objetivo de roubar dinheiro do usuário).

A Justiça Federal de Nova York já emitiu uma ordem para encerrar as operações e congelar os bens de seis empresas acusadas de enganar os consumidores. Entre as vítimas, também estariam consumidores  da Grã-Bretanha, Canadá, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia.

Além de aplicar o golpe, as empresas violaram leis federais que proíbem práticas desonestas como entrar em contato com pessoas que se inscreveram em listas de “Não Perturbe”, para não serem incomodadas por ligações de telemarketing.

Como era o golpe

Agentes de telemarketing terceirizados na Índia contatavam consumidores de países de língua inglesa por telefone dizendo que trabalhavam para empresas como Microsoft e Dell.

Eles diziam ter detectado remotamente vírus e outras pragas digitais nos computadores das vítimas. Era então oferecido o conserto dos computadores, que também ocorreria remotamente, por valores entre US$ 49 e US$ 450.

As empresas usavam mais de 80 nomes de domínios de internet diferentes e 130 números de telefone para evitar que fossem rastreadas pelas autoridades.
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar