A Opera Software anunciou hoje a mais nova versão do seu browser para desktop, compatível com os sistemas Windows, Mac e Linux, o Opera 12.10 Beta. O navegador traz novos recursos como o Context Menu API, no qual os desenvolvedores podem trabalhar de forma integrada com o menu de contexto do Opera, acionado pelo botão direito do mouse. Dessa forma, os usuários podem, por exemplo, realçar texto, fazer uso da extensão para as redes sociais e traduções. Segundo a empresa, ainda é possível tirar screenshots da tela e compartilhar a imagem de modo simplificado. A nova versão do Opera já está disponível para download.
Assine a tag opera para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados

O novo navegador ainda possui o recurso Resource loader APU, que busca garantir que extensões do navegador sejam carregadas em página CSS ou JavaScript, com fácil manipulação da funcionalidade e do design. Na prática, você pode substituir todas as fontes em Comic Sans de um site para Helvética ou executar códigos Java avançados, diretamente das páginas web.

A Opera Software anunciou também que a versão 12.10 se enquadra ainda mais nos padrões web. O aplicativo Fullscreen, juntamente com o PageVisibility assegura que os desenvolvedores tenham mais controle na apresentação do conteúdo. Para ao que preferem começar com Web Sockets, a nova versão expande a implementação da funcionalidade, buscando oferecer uma melhor experiência para usuários finais. O recurso está habilitado por padrão.
Também foi introduzido o padrão de rede SPDY, como um suplemento para o protocolo HTML, o que permite realizar o download de páginas na web de forma ainda mais rápida. No Opera 12.10, o SPDY é configurado como padrão, que já é utilizado por vários sites de larga escala como Twitter e Gmail, além do protocolo tradicional HTML.
"Durante o planejamento do Opera 12.10, ouvimos os desenvolvedores de web", diz Krystian Kolondra, SVP de Desktop, da Opera Software. "A comunidade está prosperando como nunca e queremos apoiar isso de todas as maneiras. Com as novas APIs, os desenvolvedores ficarão mais confortáveis para criar extensões que dão aos usuários do Opera uma experiência de navegação única."