Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DEFINIDA A ESPECIFICAÇÃO PARA UM NOVO TIPO DE MEMÓRIA RAM PARA PCS

01/10/2012

A especificação final para o padrão de memória DDR4 DRAM, que deve ajudar os PCs a funcionar mais rápido graças a técnicas de transferência de dados mais eficientes, foi publicada na última terça-feira.

A memória DDR4 é capaz de transferir dados com maior velocidade do que a DDR3, que é atualmente usada na maioria dos computadores. O novo padrão usa novas técnicas para ler, gravar e atualizar dados de forma mais eficiente, e a maior velocidade no acesso às informações também aumenta o desempenho de aplicativos e do PC como um todo.

O novo tipo de memória será usado em servidores, PCs e dispositivos móveis. A especificação foi finalizada pela JEDEC Solid State Technology Association, que há décadas lidera o desenvolvimento de memória DRAM.

Os principais fabricantes de DRAM, como a Samsung, Micron e Nanya, já começaram a entregar amostras da nova memória. Duas semanas atrás a Integrated Device Technology (IDT) anunciou que está entregando amostras de memória DDR4 com correção de erro (ECC), recurso tipicamente usado em servidores.

A DDR4 tem uma velocidade de transferência estimada em 3.2 gigatransfers por segundo, e a JEDEC lembra que a DDR3 excedeu a capacidade máxima estimada de 1.6 gigatransfers por segundo. Pentes de memória DDR4 operam a 1.2 volts, contra os 1.5 volts da DDR3. A velocidade do barramento de memória começa em 2133 MHz, o que é uma melhoria em relação aos 1333 MHz e 1666 MHz da DDR3.

“Os preços de DRAM despencaram, então os fabricantes de memória estão tentando acelerar a adoção da DDR4 para agitar o mercado”, disse Gregory Wong, um analista da Forward Insights, uma empresa de pesquisas especializada no mercado de memória para computadores.

“O mercado de DRAM está sofrendo com uma oferta excessiva, já que o mercado de PCs não está tão forte. Tablets e smartphones estão vendendo bem, mas eles usam apenas 1 GB de RAM em vez de 4 GB de DRAM. Essa é uma questão fundamental”.

Ainda não se sabe quando os primeiros computadores com memória DDR4 irão surgir, mas pode ser já no próximo ano. Os fabricantes de memória estão pressionando os fabricantes de chips como a Intel para adicionar rapidamente suporte ao novo padrão, disse Wong.

"A Intel está sempre melhorando o desempenho dos processadores, e a DDR4 é uma forma de promover isso”, disse Wong.

DDR4 deve chegar primeiro aos PCs, mas pode demorar um pouco até alcançar os dispositivos móveis. Smartphones e tablets em geral usam memória DDR2 de baixa voltagem, com apenas alguns tables, como o Lenovo Ideatab K2, usando DDR3 DRAM de baixa voltagem.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar