Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DIRETOR GERAL DO GOOGLE NO BRASIL LAMENTA BLOQUEIO DE VÍDEO CONTRA POLÍTICO

01/10/2012

O diretor geral do Google no Brasil, Fábio Coelho, publicou uma nota no blog oficial do Google Brasil para comentar as polêmicas envolvendo o Youtube e políticos do país.

Durante esta semana,
Coelho foi detido pela Polícia Federal porque o site manteve vídeos que acusam de crimes Alcides Bemal (PP), candidato a prefeito de Campo Grande (MS).

O executivo já foi liberado, mas a empresa soube, na noite de quarta-feira (26/09) que “o último recurso contra a ordem não foi conhecido, de forma que, agora, não temos outra escolha senão bloquear o vídeo no Brasil”.

Coelho diz que é comum que o Google receba solicitações para remover vídeos que ofendam candidatos a cargos eletivos e que a empresa se esforça para retirar conteúdos considerados ilegais ou ofensivos. Porém, “como o Google é profundamente comprometido com a luta pela liberdade de expressão, constantemente contestamos ordens que acreditamos não estarem corretas”, lembra o diretor.

O Google também recorreu da ordem judicial que solicitava a retirada dos vídeos contra Alcides Bemal e a ordem de prisão foi dada justamente enquanto a empresa aguardava a apreciação do recurso. “Estamos profundamente desapontados por não termos tido a oportunidade de debater plenamente na Justiça Eleitoral nossos argumentos de que tais vídeos eram manifestações legítimas da liberdade de expressão e deveriam continuar disponíveis no Brasil”, lamenta Coelho.

O executivo diz que o Google vai continuar sua “campanha global pela liberdade de expressão” e cita o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, que prevê que “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão”. Coelho ainda ressalta que o usuário que publicou um dos vídeos considerados ofensivos removeu o conteúdo e fechou sua conta no Youtube, e define o fato como “apenas um exemplo dos efeitos intimidatórios do episódio para a liberdade de expressão.”
 
 
 
Fonte: Adrenaline

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar