Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a neurocientista Susan Greenfield ,da Universidade de Oxford, no Reino Unido, disse que a Internet, além de diminuir a empatia das pessoas, faz com que elas sejam menos inteligentes. De acordo com a pesquisadora, utilizar redes sociais e jogar videogames pode ter efeitos muito parecidos com os do vício em drogas no cérebro.
No ano passado, um trabalho com tomografias mostrou anormalidades estruturais ligadas a esse tipo de comportamento. Também há testes mostrando um aumento de problemas de compreensão verbal e um declínio na capacidade de empatia.
Greenfield aceita o argumento de que talvez as duas coisas não estejam ligadas, porém, acredita que, assim como o cigarro tem relação com o câncer de pulmão, a internet e o videogame afetam a inteligência das pessoas.
A estudiosa ainda destaca que há indícios de que jogar games pode melhorar a memória de curto prazo e a agilidade mental, mas, considera que capacidade de processar informações com rapidez não seja a mesma coisa que entendimento ou sabedoria.
Fonte: Adrenaline