Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ITORPEDOS: AJUDE A MAPEAR AS FALHAS DA CONEXÃO 3G NO BRASIL

17/09/2012

Depois do lançamento do iPhone 5, o assunto mais discutido da semana foi a carência de boas conexões 3G no país. No bojo da incompatibilidade do suporte LTE do novo smartphone da Apple com as frequências destinadas ao 4G no Brasil, muitos internautas começaram a queixar-se da má qualidade do sinal 3G. A certa altura, a jornalista Rosana Hermann (@rosana), em um papo animado via Twitter com o Nick Ellis (@NickEliis) e eu (@DeLuca), comentou sobre sua vontade de montar um mapa colaborativo de falhas do sinal 3G nas cidades brasileiras. ?Seria um mapa do usuário que, afinal, paga e não tem [o serviço]?, escreveu Rosana.

Foi o que bastou para o Daniel Souza (@danielsouza) arregaçar as mangas e ressuscitar um antigo projeto ? que é uma versão do Ushaihidi ? para criar o mapa.

A troca de tweets que deu origem ao mapa também foi documentada pelo próprio Daniel, via Storify.

FALTA AGORA A SUA PARTICIPAÇÃO! Entre lá e nos ajude a traçar um retrato sem retoque das falhas do 3G no país. Você pode postar do seu celular com a tag #3gfail onde seu 3G não funciona, ou anotar e depois acessar https://3gfail.crowdmap.com para informar. Sua contribuição pode ser anônima! As informações relevantes são o local, o horário e a operadora da qual é cliente.

O mapa não tem dono. É de todos os usuários 3G deste país. USE e abuse, sempre que o seu celular mudar para EDGE!

Blogueiros e profissionais de imprensa, por favor, ajudem a espalhar a ideia!

x2_e8ecdf3

>>>

NÚMEROS MÁGICOS - Para aqueles que adoram as estatísticas?
R$ 12,557 bilhões foram arrecadados do Fust de 2001 a meados de 2012. Recursos que continuam sendo usados para o
superávit primário, quando poderiam estar contribuindo para universalização da banda larga.
Esta semana também ficamos sabendo que a Apple vendeu 84 milhões de iPads até junho deste ano. Só os 17 milhões de iPads vendidos entre abril e junho representaram 68% da quantidade total de tablets vendidos no mundo.A APP Store tem hoje em oferta mais de 700 mil APPs, 250 mil deles específicos para iPads. Cada usuário da APP Store tem, em média, 100 aplicativos baixados.
A Apple vendeu 400 milhões de dispositivos IOS até Junho deste ano. Imaginem quantos podem ser iPods (que até hoje já vendeu 350 milhões de unidades, somando todos os modelos) e façam as contas de quantos são iPhones.

E para aqueles que vivem das projeções?
Os analistas acreditam que a Apple poderá atingir a marca de 149 milhões de iPhones (de todos os modelos) vendidos até o fim do ano. O número é 60% maior que o registrado em 2011 (93 milhões).
133 redes comerciais LTE estarão em operação até o fim deste ano. No Brasil, uma (veja o mapa abaixo)

Screen Shot 2012-09-15 at 2.30.47 PM

?

Segundo a 4G Americas,  100 operadoras já lançaram serviços comerciais com a tecnologia LTE em 49 países. Destas, 67 foram lançadas nos últimos 12 meses.
?
WI-FI DIGITAL ? No futuro, tudo o que tiver a capacidade de processar informações estará conectado à rede. Ao menos é assim que pensa a Intel. Que, por conta disso, decidiu investir no desenvolvimento de um radio Wi-Fi totalmente digital, apelidado de ?Rádio da Lei de Moore?.

Segundo Justin Rattner, Chefe do Departamento de Tecnologia da Intel, o apelido vem do fato do rádio totalmente digital seguir a Lei de Moore ao escalar, em área e eficiência no consumo de energia, com a mais nova tecnologia tri-gate de 22nm da Intel. Sistemas system-on-chip para smartphones e tablets seriam os segmentos mais prováveis para

terem os rádios totalmente digitais totalmente integrados.

O tamanho reduzido e o menor custo dos rádios digitais integrados permitirão uma série de novas aplicações, nas quais dispositivos portáteis e objetos com sensores poderão se comunicar entre si, trocando dados e podendo ser operados remotamente.

WIGIG ? Anote aí, é este o nome da próxima geração de  padrão wireless  que opera com comprimentos de onda milimétricos no espectro de rádio e oferece larguras de banda muito acima de 5 gigabits por segundo. A Intel tentou fazer uma demonstração do seu funcionamento esta semana, no IDF de São Francisco (veja o vídeo, em inglês).  Segundo a gigante dos microprocessadores, o padrão WiGig é um esforço de toda a indústria para consolidar inúmeras tecnologias wireless proprietárias de 60 GHz do atual padrão Wi-Fi.

 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar