Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

MEC QUER MAIS BANDA LARGA NAS ESCOLAS PARA USO DOS TABLETS

13/09/2012

 

O governo federal, que planeja comprar até 600 mil tablets para distribuí-los a professores do nível médio ? uma conta que pode chegar a R$ 180 milhões ? parece ter se dado conta de que para terem alguma utilidade, os equipamentos vão precisar de conexões à Internet. Foi o tema que reuniu nesta quarta-feira, 12/9, os ministros Aloizio Mercadante (MEC) e Paulo Bernardo (Comunicações).

?Queremos reforçar a banda larga nas escolas, principalmente naquelas de maior porte. Se for o caso, inclusive com soluções de Wi-Fi?, afirmou Paulo Bernardo, após o encontro no Ministério da Educação, onde também estiveram presentes representantes das operadoras de telecom.

Num primeiro momento, o alvo do acerto são as cerca de 18 mil escolas públicas de nível médio ? visto que serão os professores dessas os primeiros a receberem os tablets. Em tese, por conta do programa Banda Larga nas Escolas, as instituições já contariam com conexões.

?Se 2 Mbps podem ser suficientes para escolas de 100 alunos, não são para aquelas com 1,5 mil alunos?, afirmou Bernardo. ?O MEC está dimensionando essa demanda. A ideia é termos velocidades diferentes a partir do porte de cada escola. As empresas disseram que não há problema?, completou.

Segundo o ministro, essas velocidades mais altas já estariam disponíveis a partir do próximo ano ? pelos planos do MEC, a distribuição dos tablets aos professores começaria neste segundo semestre. Mas vale lembrar que o próprio governo já sabe que as promessas sobre o Banda Larga nas Escolas não se confirmaram.

O próprio Paulo Bernardo reclamou, em meados do ano passado, ao verificar os resultados de um levantamento da Anatel sobre o programa ? apenas uma fração das escolas públicas efetivamente contavam com conexões de 2Mbps, meta que deveria ter sido implantada em janeiro de 2011.


 
 
 
Fonte: Convergencia Digital

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar