O Google Brasil derrotou na Justiça, em primeira instância, um processo movido pelo Buscapé. A empresa brasileira acusa a gigante de favorecer o serviço Google Shopping nos resultados de busca por produtos, prejudicando frontalmente o site nacional de comparação de preços.
O caso ainda corre sob segredo de justiça, mas o site americano Search Engine Land publicou a íntegra da decisão da Justiça de São Paulo.
A ação iniciou em dezembro de 2011, quando o Buscapé solicitou à Secretaria de Direito Econômico (SDE) "igualdade de condições" para competir com o Google Shopping. A companhia afirmou que o Google estava adotando "práticas anticompetitivas" e causando graves prejuízos ao Buscapé. A empresa diz que o Google, que controla 95% do mercado de buscas no País, usa sua força para sufocar os concorrentes Buscapé e Bondfaro, além de "usurpar" reviews dos dois sites e do e-Bit.
No entanto, a Justiça sentenciou que o Google "não é um monopólio". A decisão afirma que os internautas podem usar outras ferramentas sem passar pelo Google e que "liderança não pode ser confundida com monopólio".
A sentença também afirma que o Shopping não é concorrente direto do Buscapé, mas uma ferramenta que faz parte dos recursos de busca do Google, e que a gigante americana pode "ordenar os resultados de busca da maneira que achar melhor".
O Buscapé afirmou que "acredita na sua causa e informa que recorrerá da decisão, que é em primeira instância, junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo".
Fonte: IdgNow