Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FIQUE ESPERTO: ?AVISO DE PRIVACIDADE? DO FACEBOOK É FALSO

11/09/2012

Mais um viral ganhou força no Facebook nos últimos dias. Você já deve ter visto algum colega seu publicando um texto enorme, uma espécie de ?aviso de privacidade?, afirmando que com ele o usuário protegerá todos os dados presentes na rede social, evitando que qualquer pessoa ou entidade - inclusive do governo americano - possa utilizá-los para outros fins que o internauta não gostaria.

Mas o que acontece é que o texto não passa de uma corrente, que já causou reclamações e até paródias. O fato é que, ao compartilhar o aviso, você estará apenas incomodando seus amigos. A rede social de Mark Zuckerberg já possui uma política de termos de uso e uma outra sobre o uso de dados no site ? que informam ao usuário sobre quais informações o site recebe e para quais fins elas são utilizadas.

O Facebook deixa claro que só utiliza informações dos usuários com o consentimento dos mesmos. ?Embora você esteja nos permitindo usar as informações que recebemos sobre você, você sempre será o proprietário de todas as suas informações. Sua confiança é importante para nós, e é por isso que não compartilhamos informações sobre você com outros a menos que tenhamos: recebido sua permissão; notificado você, informando-o nesta política, por exemplo; ou removido seu nome ou outras informações de identificação pessoal do site?, informa a página da política de uso de dados do site.

Ao se inscrever no site, o usuário já está concorda com essa política, ou seja, esse simples aviso no seu mural não fará diferença alguma. Caso você não concorde, o Facebook te dá a opção de excluir sua conta.

 fb-avisoprivacidade_435

Mais um viral, aviso de de privacidade falso circula pela rede


Dois fatores utilizados no corpo do hoax, como são chamadas essas histórias falsas que circulam na Internet, podem induzir o usuário a acreditar que ele seja verdadeiro. O primeiro deles é afirmar que o Facebook se tornou uma "entidade de capital aberto".

Isso significa apenas que a empresa se tornou pública e pode vender ações no mercado. Isso não influencia em nada na política de privacidade do site.

Outro dado curioso é o "UCC" ao final do texto, identificado como se fosse uma lei internacional que punirá quem não respeitar o aviso. A sigla é americana, mas certamente não tem relação com privacidade. UCC significa Uniform Commercial Code - em tradução livre, Código Comercial Uniforme -, um código que trata de transações comerciais e assuntos afins.
 
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar