Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ROBÔ CURIOSITY SUSPENDE ´PASSEIO´ POR MARTE PARA TESTAR INSTRUMENTOS

07/09/2012

O veículo-robô Curiosity, que chegou a Marte em 6 de agosto, suspendeu o ´passeio´ que fazia no planeta vermelho para executar os últimos testes nos instrumentos antes de iniciar a missão de exploração científica prevista para durar dois anos, informou a Nasa esta quinta-feira.

Em 4 de setembro, o Curiosity percorreu 30,5 metros na direção sudeste antes de parar. Foi o trajeto mais longo desde o começo da missão que eleva a 109 o total de metros percorridos pelo veículo em sua busca por indícios que demonstrem a existência de vida no passado do planeta.

Uma câmera de navegação transmitiu as marcas deixadas pelas rodas da Curiosity em solo marciano neste dia.

"Vamos parar por uma semana para terminar as checagens dos instrumentos, o que nos permitirá estar prontos para fazer um bom trabalho científico", explicou em coletiva por telefone Mike Watkins, encarregado da missão do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em Pasadena, Califórnia (oeste dos Estados Unidos).

"Todos os instrumentos, com exceção do braço mecânico do Curiosity e seu sistema de extração de amostras do solo, foram testados, funcionam e já produziram muitos dados científicos", detalhou.

Uma vez que o funcionamento do braço mecânico e do sistema de obtenção de amostras forem comprovados, o veículo-robô poderá retomar sua trajetória rumo ao ponto de interesse geológico da missão, denominado Glenelg, situado a 400 metros de onde se encontra.

A equipe científica do Curiosity escolheu esta zona de interseção entre três tipos de terreno, onde acreditam encontrar um primeiro tipo de rocha que podem perfurar e analisar.

Mas esta extração perfurando o solo só ocorrerá dentro de um mês ou mais, calculou um encarregado da Nasa.

Antes de perfurar, os cientistas tentarão obter materiais que encontrem no solo, um processo mais fácil, explicou.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar